Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4533
Título: O karatê como recurso pedagógico.
Autor(es): RAMOS, Adriana da Silva
AZEVEDO, Brenda de Melo Fernandes
Palavras-chave: Caratê
Desenvolvimento
Psicomotora
Data do documento: 2017
Citação: RAMOS, Adriana da Silva; AZEVEDO, Brenda de Melo Fernandes. O karatê como recurso pedagógico. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Fundação Universidade Federal de Rondônia, 2017.
Resumo: Trata-se de artigo científico cuja temática é o caratê como recurso pedagógico. O Caratê é uma arte marcial que apresenta além da parte técnica bem diversificada, um caráter filosófico e doutrinário. Características que podem agregar muito na formação pessoal e social das crianças. Muitos professores que atuam nas escolas reclamam da falta de concentração das crianças, o que acaba interferindo no trabalho do professor e principalmente no desempenho escolar das próprias crianças. O aprendizado da modalidade de Caratê pode ser altamente benéfico tanto no sentido do aspecto motor tanto no cognitivo e social desde que ensinado de maneira correta, respeitando as fases do desenvolvimento e as individualidades de cada aluno, desta forma ajudará com que as crianças tenham um melhor desenvolvimento em todos os aspectos. A metodologia empregada foi a de cunho qualitativo e participativo com caráter descritivo a partir de uma atividade prática, na qual procura-se investigar se a modalidade de Caratê pode ser utilizada como uma ferramenta de auxilio no desenvolvimento das habilidades sociais, afetiva, disciplinar, lúdica e psicomotora. Verificou-se que atividades realizadas durante as aulas de Caratê, apresenta bons elementos para esses desenvolvimentos. Para isso através de observação e atuação direta com alunos de uma academia no projeto Caratê para todos, na cidade de Guajará-Mirim- RO, notou-se que os praticantes de Caratê que estudam no Ensino Fundamental I e II, tiveram um melhor rendimento escolar.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4533
Aparece nas coleções:DACE/GM. Graduação em Pedagogia (Monografias e Artigos)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_Adriana e Brenda.pdf248,34 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.