Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4536
Título: Aplicação do software Scilab no método da bissecção
Autor(es): Silva, Felipe Aparecido Batista
Palavras-chave: Ferramenta Tecnológica
Método Bissecção
Software SCILAB
Data do documento: 2023
Citação: SILVA, Felipe Aparecido Batista. Aplicação do software Scilab no método da bissecção. 2023. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) – Fundação Universidade Federal de Rondônia, Campus de Ji-Paraná, Ji-Paraná, 2023.
Resumo: Cálculo Numérico é uma área da matemática que se dedica a resolver problemas cujas funções são não analíticas. Nesse sentido, o objetivo do trabalho é encontrar o zero de uma função utilizando o software SCILAB, com o método bissecção. Os resultados mostraram que o software foi eficaz para encontrar a solução aproximada do problema proposto, a partir da implementação dos scripts relativos aos procedimentos iterativos necessários para a solução do problema em questão. A pesquisa salienta a necessidade de se conhecer tanto o software quanto os métodos numéricos a serem aplicados no SCILAB, o que possibilita ao professor ensinar o conteúdo da disciplina e o manuseio da ferramenta tecnológica. Importante salientar, ainda, que o SCILAB não se limita à aplicação do método bissecção, uma vez que pode ser utilizado em diversos métodos iterativos, além de outras áreas do conhecimento.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentada ao Departamento Acadêmico de Matemática e Estatística da UNIR, campus de Ji-Paraná, como pré-requisito para aprovação no curso de Licenciatura em Matemática, sob a orientação do Prof. Dr. Reginaldo Tudeia dos Santos
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4536
Aparece nas coleções:Matemática (Trabalhos de Conclusão de Curso)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_Felipe_Aparecido_Silva.pdfTrabalho de Conclusão de Curso2,68 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.