Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4543
Título: O autismo e a educação escolar na perspectiva da inclusão: desafios da prática docente
Autor(es): PANTOJA, Isabela Cristina Gomes
CABRAL, Nazimeri Régis
Palavras-chave: Educação Especial
Transtorno do Espectro Autista (TEA)
Prática docente
Inclusão escolar
Data do documento: 2023
Citação: PANTOJA, Isabela Cristina Gomes; CABRAL, Nazimeri Régis. O autismo e a educação escolar na perspectiva da inclusão: desafios da prática docente. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Fundação Universidade Federal de Rondônia, 2023.
Resumo: O presente artigo apresenta resultados de uma pesquisa sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e a educação escolar na perspectiva da Educação Inclusiva, destacando-se os desafios da prática docente. A pesquisa foi norteada pela seguinte problematização: o que é o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e quais os desafios da prática docente na perspectiva da educação escolar inclusiva? O estudo do tema é relevante porque nos últimos anos observa-se uma elevação do índice de alunos autistas nas escolas, porém, apesar dos avanços na legislação educacional e também nas conquistas nos direitos, a maioria das instituições de ensino ainda não estão preparadas para a inclusão dos alunos com TEA. O objetivo da pesquisa foi verificar como acontece a inclusão de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA), no sistema regular de ensino. Para tanto, apresentamos conceitos para educação especial, educação inclusiva, autismo e, por fim, discutimos sobre os desafios da prática docente no processo de inclusão de alunos autistas nas escolas.A pesquisa bibliográfica, com abordagem qualitativa, foi desenvolvida no período de fevereiro a maio de 2023, O referencial teórico utilizado para fundamentar a pesquisa, teve como referências a Constituição Federal de 1988; as legislações educacionais vigentes, dentre elas, as Diretrizes Nacionais para Educação Especial e Inclusiva na Educação Básica (MEC/ 2001) e os estudos dos seguintes autores: Mantoan (2003, 2006 e 2007), Wernek (1997), Fernandes (2007), Paín (1985), Brito (2017), Cunha (2012), dentre outros. Os resultados da pesquisa evidenciam que tanto a família, como a escola têm um papel muito importante para que a inclusão de alunos com TEA aconteça de fato. Também é necessário que os professores participem de cursos de capacitação e formação específica, pois a prática docente em uma sala de aula onde há alunos autistas é desafiadora.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4543
Aparece nas coleções:DACE/GM. Graduação em Pedagogia (Monografias e Artigos)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_ISABELA e NAZIMERI.pdf189,53 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.