Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4557
Título: Flor do Campo e Malhadinho: aspectos da história e da memória do Festival Folclórico da Pérola do Mamoré (FEFOPEM)
Autor(es): VARGAS, Daniel Cartagena
Palavras-chave: Cultura popular
FEFOPEM
História
Data do documento: 2023
Citação: VARGAS, Daniel Cartagena. Flor do Campo e Malhadinho: aspectos da história e da memória do Festival Folclórico da Pérola do Mamoré (FEFOPEM). 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras) – Fundação Universidade Federal de Rondônia, 2023.
Resumo: Este artigo apresenta resultados de uma investigação sobre o Festival Folclórico da Pérola do Mamoré (FEFOPEM). A investigação foi norteada pelos seguintes questionamentos: de que forma o FEFOPEM contribuiu para a constituição da cultura popular de Guajará-Mirim/RO? Como a reconstituição e registro da história e da memória do FEFOPEM podem contribuir para o conhecimento e valorização e possível revitalização da cultura popular guajará-mirense? O objetivo geral da pesquisa foi reconstituir e registrar aspectos da história e da memória do FEFOPEM, no município de Guajará-Mirim (RO), na fronteira Brasil-Bolívia. Foram definidos os seguintes objetivos específicos: investigar sobre o processo de criação dos bois bumbás “Flor do Campo e Malhadinho”, no município de Guajará-Mirim (RO), na fronteira Brasil-Bolívia; Investigar sobre o processo de criação do FEFOPEM; Destacar, a partir da história do FEFOPEM, aspectos das memórias, dos saberes e dos modos de vida da população guajará-mirense; Discutir a importância do FEFOPEM para a valorização e preservação da identidade cultural da população guajará-mirense e Contribuir para a reconstituição e registro história e da memória do FEFOPEM. O estudo do tema justifica-se porque a reconstituição e o registro da história e da memória do FEFOPEM, poderá promover uma conscientização sobre a importância da preservação da identidade cultural e da valorização da cultura popular no município de Guajará-Mirim (RO), na fronteira Brasil-Bolívia. A pesquisa, do tipo bibliográfica e de campo, com abordagem qualitativa, foi desenvolvida no período de agosto a dezembro de 2022 e de janeiro a maio de 2023. No desenvolvimento da pesquisa, optou-se pela abordagem qualitativa, utilizando o método exploratório, e também o método documental. Na coleta dos dados, foram utilizados os seguintes procedimentos técnicos: observações, conversas formais e informais, entrevistas, análise documental e outros. Como aporte teórico-metodológico, utilizaram-se os estudos dos autores: Alves (2010), Arantes (1990), Bloch (2001), Burke (1989) e (2005), Carr (1982), Cunha (2014), De Certeau (1982), Edgar & Sedgwick (2003), Fabiano & Mota (2014), Figueiredo (2010), Halbwachs (2003), Hall (2014), Laraia (2011), Pêcheux (1999), Santos (2006), Storey (2015) e outros. Os resultados da pesquisa apontam que a reconstituição e registro da história e da memória do FEFOPEM, poderá contribuir para a preservação e a valorização da identidade e da cultura popular de Guajará-Mirim, na fronteira Brasil-Bolívia, na Amazônia.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4557
Aparece nas coleções:DACL/GM. Graduação em Letras ( Monografias e Artigos)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_Daniel_Cartagena.pdf752,97 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.