Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4575
Título: Contribuições da linguística aplicada no processo de ensino e aprendizagem da língua espanhola na educação básica
Autor(es): SILVA, Bruna dos Santos da
FERREIRA, Cliciane Bentes
Palavras-chave: Linguística aplicada
Língua espanhola
Ensino
Data do documento: 2023
Citação: SILVA, Bruna dos Santos da; FERREIRA, Cliciane Bentes. Contribuições da linguística aplicada no processo de ensino e aprendizagem da língua espanhola na educação básica. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras) – Fundação Universidade Federal de Rondônia, 2023.
Resumo: Este artigo é o resultado de uma investigação na perspectiva teórica da Linguística Aplicada (LA), tendo como objeto de estudo as contribuições da LA no processo de ensino e aprendizagem da disciplina de Língua Espanhola, do 9º ano do Ensino Fundamental e dos 3º anos do Ensino Médio, em duas escolas da Educação Básica, uma em Guajará-Mirim/RO e outra em Nova Mamoré/RO, na fronteira Brasil/Bolívia. A pesquisa foi norteada pela seguinte problematização: quais as contribuições da LA no processo de ensino e aprendizagem de alunos da disciplina Língua Espanhola do 9º ensino fundamental e dos 3º anos do Ensino Médio, no contexto da Educação Básica? O objetivo geral da pesquisa foi investigar as contribuições da LA no processo de ensino e aprendizagem da disciplina Língua espanhola (LE), do 9º ano do ensino fundamental e dos 3º anos do Ensino Médio, na Educação Básica. Para tanto, estabelecemos os seguintes objetivos específicos: identificar se o docente de Língua espanhola consegue reconhecer as características sociolinguísticas dos alunos para utilizar recursos diferentes durante o processo de aprendizagem da LE; identificar os recursos didáticos pedagógicos utilizados na ministração das aulas de LE; identificar, a partir de entrevista, a formação docente e as concepções de língua e linguagem de dois professores de LE e identificar quais são as dificuldades no processo de ensino e aprendizagem mais apontadas/sentidas pelo professor de Língua Espanhola. O estudo do tema é relevante, pois possibilita uma maior compreensão das contribuições da LA, no processo de ensino e aprendizagem e na valorização da LE. A pesquisa, do tipo bibliográfica e de campo, com abordagem qualitativa, foi desenvolvida a partir da observação direta na sala de aula, de conversas informais com a professora, entrevista com aplicação de questionário a dois professores de LE, notas de campo e outros. Como suporte teórico-metodológico, utilizamos os estudos dos seguintes autores: Mattoso (1973); Cavalcanti (1986); Fleuri (2002); Paschoal e Celani (1992); Bastos e Matos (1993); Moita Lopes (2006); Santos (2012); e outros. Os resultados da pesquisa demonstram que a Linguística Aplicada contribui no processo de ensino e aprendizagem de alunos da disciplina de Língua Espanhola, na qual o docente precisa ser conhecedor das metodologias adequadas para não desenvolver o ensino apenas como atividade principal ocasionando a repetição mecânica e descontextualizada de estruturas linguísticas prontas, mesmo que elas sejam vistas como satisfatórias e desejáveis.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4575
Aparece nas coleções:DACL/GM. Graduação em Letras ( Monografias e Artigos)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_BRUNA_E_CLICIANE.pdf494,93 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.