Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4585
Título: Literatura, história e língua que atravessam fronteiras: uma leitura do conto “Os irmãos bolivianos” de Bernardo Kucinski
Autor(es): RAMOS, Noêmia da Silva
Palavras-chave: Ditadura
Ficção
História
Data do documento: 2023
Citação: RAMOS, Noêmia da Silva. Literatura, história e língua que atravessam fronteiras: uma leitura do conto “Os irmãos bolivianos” de Bernardo Kucinski. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras) – Fundação Universidade Federal de Rondônia, 2023.
Resumo: No presente Artigo objetiva-se analisar no conto contemporâneo “Os irmãos bolivianos”, de Bernardo Kucinski, os elementos semióticos que remetem o/a leitor/a às três linhas do conhecimento, tais como: literatura (ficção/imaginação) como núcleo máximo do texto que, por efeito, dialoga com a história (memória/ditadura) e, por contiguidade, infere às línguas (portuguesa/espanhola). Nessa proposição de pesquisa analítica bibliográfica busca-se compreender o texto literário e suas relações com contexto histórico e a linguagem. Assim, estudos teóricos literários, de estudiosos como: Yves Reuter, Antônio Soares Amora, Roland Barthes, Jonathan Culler corroboraram nessa linha de pesquisa. No que remete à história, os estudos de Marco Antônio Villa e Marcos Napolitano serão relacionados. Como referente da língua, os estudos de Julia Kristeva e outros afins ao tema estudado. A princípio, conclui-se que o conto de Kucinski apresenta, na sua composição, a efetiva relação com a memória histórica que incide no período ditatorial no Brasil. Sendo assim, a correlação reiterada entre a realidade e ficção faz parte do repertório do escritor que, no conto em leitura, inter-relaciona a tríade: literatura, história e língua.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4585
Aparece nas coleções:DACL/GM. Graduação em Letras ( Monografias e Artigos)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_da_Noemia.pdf547,06 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.