Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4590
Título: Aspectos da construção e desconstrução do patrimônio histórico-cultural de Guajará-Mirim/RO
Autor(es): MENDONÇA, Claudenor da Silva
Palavras-chave: Patrimônio Histórico-cultural
Guajará-Mirim
História
Data do documento: 2023
Citação: MENDONÇA, Claudenor da Silva. Aspectos da construção e desconstrução do patrimônio histórico-cultural de Guajará-Mirim/RO. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras) – Fundação Universidade Federal de Rondônia, 2023.
Resumo: Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa sobre o Patrimônio Histórico-Cultural do município de Guajará-Mirim/RO. O estudo do tema é relevante porque mostra a importância do Patrimônio Histórico-Cultural para a preservação da história, da memória e das identidades culturais dos povos que viveram/vivem neste município. O objetivo geral da pesquisa foi investigar alguns aspectos do processo de construção e desconstrução do Patrimônio Histórico-cultural do município de Guajará Mirim/RO, na fronteira Brasil/Bolívia. Estabelecemos como objetivos específicos: investigar como se deu o processo da construção e desconstrução do Patrimônio Histórico-cultural do município de Guajará-Mirim/RO, na fronteira Brasil/Bolívia; verificar de que forma o Patrimônio Histórico-cultural contribui para preservação da História, da Memória e da cultura do município de Guajará-Mirim/RO, na fronteira Brasil-Bolívia; e refletir sobre a importância dos aspectos da construção e desconstrução e da preservação do Patrimônio Histórico-cultural do município de Guajará-Mirim/RO, na fronteira Brasil/Bolívia. A pesquisa, de natureza bibliográfica e de campo, com a abordagem qualitativa foi desenvolvida no período de agosto a dezembro de 2022 e de janeiro a maio de 2023. Os dados da pesquisa foram coletados e analisados a partir dos pressupostos teóricos e metodológicos dos Estudos Culturais, tendo-se como base teórica os estudos de: Gil (2002); Delgado (2006); Assunção (2003); Fonseca (2003); Nascimento (2016); John (2012); Beltrão e Caroso (2007); Rolim (2013); Carlan (2008); Halbwachs (2003); Nora (1993); Oliveira (2010); Oliveira (2002); Pollak (1999); Bloch (2001); Certeau (1982), dentre outros. Os resultados da pesquisa demonstraram que a história e as memórias, individual e coletiva, são importantes para a contínua recriação, reelaboração e preservação do Patrimônio Cultural de Guajará-Mirim/RO. Nessa perspectiva, os monumentos que constituem o referido Patrimônio podem ser classificados como lugares de história e de memória, ou seja, são produtos sociais que possibilitam a ressignificação do passado histórico e a constituição das identidades culturais guajaramirenses.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4590
Aparece nas coleções:DACL/GM. Graduação em Letras ( Monografias e Artigos)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_CLAUDENOR.pdf511,54 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.