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dc.contributor.authorPinho, Eduardo Alves de-
dc.date.accessioned2023-10-11T14:17:42Z-
dc.date.available2023-10-11T14:17:42Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.citationPINHO, E. A. A interação escolar de famílias com crianças diagnosticadas com o transtorno do espectro autista (TEA). 2023. 39 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Vilhena, 2023pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4714-
dc.descriptionMonografia apresentada ao Departamento Acadêmico de Ciências da Educação, da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Campus de Vilhena, como requisito final para obtenção do título de Licenciatura em Pedagogia. Orientador (a): Profa. Dra. Cristiane Talita Gromann de Gouveiapt_BR
dc.description.abstractO diagnóstico de uma criança com o Transtorno do Espectro Autista (TEA) impacta de maneira muito profunda no cotidiano familiar, já que a maneira de interação com o mundo da criança autista é peculiar e as características desse transtorno influenciam em seu modo de viver e nas de todos os familiares. Por isso, este trabalho tem como objetivo produzir o estado da arte de pesquisas científicas referentes à rotina de famílias que contêm crianças autistas, no Brasil, publicadas entre os anos de 2017 e 2022. Nesse sentido, temos como questão norteadora: O que vem sendo produzido, no mundo acadêmico, nos últimos 6 anos, referente ao cotidiano das famílias que possuem crianças autistas? Para compreender esse cenário, e responder nosso problema de pesquisa, foi realizado um levantamento bibliográfico (Gil, 2017) com Revisão Narrativa de Literatura (Cordeiro et al, 2007) e os dados foram interpretados qualitativamente (Gil, 2017). Observa-se a partir da literatura, que a família ao receber o diagnóstico do TEA, precisa de um tempo para compreender, aceitar e se adaptar à condição da criança. Para promover uma sociedade mais inclusiva e informada, é necessário aprimorar as estratégias de cuidado, fortalecer as redes de apoio e cultivar o respeito em relação às crianças autistas e suas famílias. No mais, quando são implementadas intervenções precoces e apropriadas, especialmente quando a família e a escola estão envolvidas, a maioria das crianças diagnosticadas com TEA experimenta benefícios significativos. Por isso, é crucial reavaliar a relação entre família e escola, enfatizando que a escola deve estar atenta às diversas dinâmicas familiares, enquanto os pais precisam colaborar com o sistema escolar para criar um ambiente rico em recursos e atividades que favoreçam os processos de ensino e aprendizagem.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by EDUARDO PINHO (eduardoremopar@gmail.com) on 2023-10-09T18:01:38Z No. of bitstreams: 1 TCC - Eduardo Alves de Pinho.pdf: 818108 bytes, checksum: 83a49b2b4e7150d16e74bfabff9b220a (MD5)en
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dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-10-11T14:17:42Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC - Eduardo Alves de Pinho.pdf: 818108 bytes, checksum: 83a49b2b4e7150d16e74bfabff9b220a (MD5) Previous issue date: 2023en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectAutismopt_BR
dc.subjectContexto familiarpt_BR
dc.titleA interação escolar de famílias com crianças diagnosticadas com o transtorno do espectro autista (TEA)pt_BR
dc.typemonografiapt_BR
Aparece nas coleções:DACED/VHA. Licenciatura em Pedagogia (Trabalhos de Conclusão de Curso)

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