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Título: Alfabetização e letramento matemático nos anos iniciais do Ensino Fundamental
Autor(es): Campos, Sueli Oliveira
Palavras-chave: Alfabetização e letramento matemático
Formação do professor
Anos iniciais
Data do documento: 2023
Citação: CAMPOS, S. O. Alfabetização e letramento matemático nos anos iniciais do Ensino Fundamental. 2023. 46 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Vilhena, 2023
Resumo: A pesquisa teve como tema: Alfabetização e letramento matemático nos anos iniciais do ensino fundamental. De modo mais específico, foi norteada pela seguinte questão: Como vem ocorrendo a formação do profissional que ensina matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental? O objetivo geral foi identificar o processo de alfabetização e letramento matemático nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Para isso estabelecemos os seguintes objetivos específicos: Analisar o processo de formação do profissional que ensina matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental; identificar algumas das políticas públicas que envolvem o processo de alfabetização e letramento matemático na cidade de Vilhena; identificar os conteúdos a serem trabalhados na disciplina de matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. O locus da pesquisa foi formado por três instituições de ensino localizadas no município de Vilhena, Estado de Rondônia, com características diferenciadas. A análise dos dados baseou-se em alguns conceitos da teoria de Análise de Conteúdo, Bardin (2011), sendo que a construção das unidades de registro convergiu para a construção de três eixos temáticos. Esses eixos temáticos, foram discutidos com base em literatura sobre formação de professores, alfabetização e Letramento como Gambarra (2022), Curi (2004), Curi (2005), Brasil (1996), Brasil (1997), Brasil (2012), Brasil 2014), entre outros. Do ponto de vista geral, esta pesquisa poderá trazer contribuições para docentes que trabalham com formação de professores que ensinam matemática nos primeiros anos da educação básica, alfabetização e letramento. A pesquisa indica que o processo de formação do profissional que ensina matemática nos anos iniciais do ensino fundamental precisa ter uma atenção maior de políticas públicas, no que se refere a formação continuada. A grande jornada de trabalho pode ser uma das causas para a baixa procura em cursos de especialização. As políticas públicas poderiam ser melhor elaboradas para que contemplassem todos os profissionais da educação de maneira isonômica, pois os professores polivalentes atuam desde a educação infantil até os cinco primeiros anos do ensino fundamental e por fim, sugerimos um reforço na formação matemática do professor polivalente e uma maior valorização deste profissional.
Descrição: Monografia apresentada ao Departamento Acadêmico de Ciências da Educação, da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Campus de Vilhena, como requisito final para obtenção do título de Licenciatura em Pedagogia. Orientador (a): Prof. Dr. Julio Robson Azevedo Gambarra
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4715
Aparece nas coleções:DACED/VHA. Licenciatura em Pedagogia (Trabalhos de Conclusão de Curso)

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