Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4717
Título: Contação de histórias na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental: uma análise das produções acadêmicas do PPGE da UNIR
Autor(es): Monteiro, Robério Modesto
Palavras-chave: Contação de histórias
Leitura
Literatura infantil
Data do documento: 2023
Citação: MONTEIRO, R. M. Contação de histórias na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental: uma análise das produções acadêmicas do PPGE da UNIR. 2023. 44 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Vilhena, 2023
Resumo: Esta pesquisa tem como temática central, a literatura infantil e como objeto de pesquisa a contação de histórias, cujo objetivo geral foi analisar as produções científicas produzidas pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), que abordam a literatura infantil e a contação de histórias na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Desse modo, teve como objetivos específicos: selecionar as produções acadêmicas que tratam de literatura infantil e contação de histórias na Educação Infantil e nos Anos Iniciais; identificar as perspectivas teóricas apresentadas nas produções acadêmicas sobre literatura e contação de histórias; conhecer as produções acadêmicas que apresentam a contação de histórias como recurso pedagógico no processo de ensino e aprendizagem das crianças; analisar as produções acadêmicas que versam sobre a contação de histórias como promotores do desenvolvimento da criança. A pesquisa é bibliográfica com abordagem qualitativa, fundamentada nas perspectivas teóricas e metodológicas dos autores: Abramovich (1997), Ausubel (1963), Bettelheim (1980), Coelho (2000), Corsaro (2005), Freire (2015), Jolibert (2006), Sisto (2005), Villardi (1997) entre outros, além dos documentos normativos da Educação Infantil e dos Anos Iniciais do ensino fundamental e nas produções acadêmicas produzidas, no período de 2010 a 2020, do PPGE, da UNIR. Como fonte de levantamento de dados foram utilizadas as produções acadêmicas produzidas, no período de 2010 a 2020, no Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado Acadêmico (PPGE), da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), disponível na página oficial do programa na internet. A pesquisa nos mostrou que neste período foram produzidas 208 dissertações no programa de educação supracitado, no entanto, apenas seis dissertações discutem sobre a literatura infantil e a contação de histórias, na Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental, em suas pesquisas. Os resultados obtidos ressaltam a contação de histórias como uma ferramenta educacional de grande relevância. De certo modo, as dissertações examinadas apontaram que a literatura infantil desempenha um papel fundamental no desenvolvimento cognitivo, emocional e linguístico das crianças.
Descrição: Monografia apresentada ao Departamento Acadêmico de Ciências da Educação, da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Campus de Vilhena, como requisito final para obtenção do título de Licenciatura em Pedagogia. Orientador (a): Profa. Dra. Giovana Alexandra Stevanato
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4717
Aparece nas coleções:DACED/VHA. Licenciatura em Pedagogia (Trabalhos de Conclusão de Curso)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Roberio Modesto Monteiro - Versao Final.pdf843,74 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.