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Título: "Exercícios de ser criança": o lugar da infância e suas culturas na história de Vilhena-RO
Autor(es): Santos, Vera Lucia Aquino Boing
Palavras-chave: Educação
Educação institucionalizada
Culturas Infantis
Brinquedos e Brincadeiras
Vilhena-RO
Data do documento: 2023
Citação: SANTOS, V. L. A. B. "Exercícios de ser criança": o lugar da infância e suas culturas na história de Vilhena RO. 2023. 51f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Vilhena, 2023
Resumo: Este trabalho apresenta os resultados de pesquisa realizada junto ao PIBIC, vinculado ao Grupo de Pesquisa Infancionática. A pesquisa busca compreender a infância e suas especificidades na história de Vilhena, tecendo algumas reflexões sobre o início do processo da institucionalização da educação destinada à infância na primeira escola “Wilson Camargo”, na cidade de Vilhena, durante as décadas de 1960 a 1980 com ênfase na produção da cultura escolar no interior da escola. Como também, busca produzir conhecimento sobre a criança e o brincar enquanto meio de produção cultural, social e espaço formativo de aprendizagens durante o processo de uma sociedade que se formava. A metodologia da pesquisa está ancorada nos pressupostos teóricos da Nova História Cultural (NHC), de caráter qualitativo, cunho histórico e como instrumentos de pesquisa utilizou-se das fontes históricas como fotografias publicadas em acervos públicos digitais e narrativas da História Oral, construídas junto à sujeitos que viveram as experiências da infância no contexto histórico pesquisado. Como resultados é possível inferir que na Instituição pesquisada o ensino destinado às crianças se limitava à escrita e à leitura e que a escola inculcava normas, princípios e valores nos alunos, a fim de discipliná-los, de forma a ajustá-los ao mundo do trabalho e a adequá-los ao modelo de sociedade que se pretendia construir – visando a ordem e o progresso nacional em consonância com o regime militar da época. Ainda nos resultados e discussões é possível compreender o quanto a infância produz historicamente uma cultura que lhe era própria, em especial pela ação do brincar e o quanto as crianças se fizeram autoras de suas próprias histórias e da história construída em coletivo.
Descrição: Monografia apresentada ao Departamento Acadêmico de Ciências da Educação, da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Campus de Vilhena, como requisito final para obtenção do título de Licenciatura em Pedagogia. Orientador (a): Profa. Dra. Josiane Brolo
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4719
Aparece nas coleções:DACED/VHA. Licenciatura em Pedagogia (Trabalhos de Conclusão de Curso)

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