Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4720
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Dias, Daiani Correia | - |
dc.date.accessioned | 2023-10-16T16:21:49Z | - |
dc.date.available | 2023-10-16T16:21:49Z | - |
dc.date.issued | 2023 | - |
dc.identifier.citation | DIAS, D. C. O papel da gestão no ambiente escolar. 2023. 44f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)-Fundação Universidade Federal de Rondônia, Vilhena, 2023 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4720 | - |
dc.description | Monografia apresentada ao Departamento Acadêmico de Ciências da Educação, da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Campus de Vilhena, como requisito final para obtenção do título de Licenciatura em Pedagogia. Orientador (a): Profa. Dra. Cristiane Talita Gromann de Gouveia | pt_BR |
dc.description.abstract | A gestão é muito importante para todos os participantes do ambiente escolar e na sociedade, sendo uma forma de garantir um ensino de qualidade. Desse modo, a pesquisa tem como problema norteador: Como a literatura está interpretando o papel do gestor educacional como sujeito que influencia o ambiente escolar? Para responder tal questão, temos como objetivo geral analisar como a literatura está entendendo o papel do gestor educacional e como ele pode influenciar no ambiente escolar. Portanto, essa pesquisa é qualitativa, bibliográfica, e nesse viés, teve como concepção a Revisão Narrativa de Literatura. A literatura, neste sentido, cobre todo o material indispensável que é escrito sobre a temática: artigos, livros, registros históricos, dissertações, relatórios, entre outros que serão nossas fontes. Os aportes teórico-metodológicos são baseados em autores como Libâneo (2007), Luck (2006), Paro (2008) e Saviani(2008). Como principais resultados obtivemos que o conceito de gestão escolar apontou para os aspectos administrativos dessa função e, com o passar do tempo, apresentou uma abordagem mais pedagógica e política na gestão educacional. No mais, a literatura vem entendendo como um fator positivo o gestor que adota a gestão democrática da escola, entendida como a coordenação de atitudes e ações que propõe a participação ativa de toda a comunidade escolar em todas as decisões relativas ao espaço escolar. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Daiani Dias (daianidias18@gmail.com) on 2023-10-11T16:41:34Z No. of bitstreams: 1 TCCDaiani Versão final.pdf: 829188 bytes, checksum: 262d38f95f5b19acd04987f922b556a6 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Zane Santos (zane.santos@unir.br) on 2023-10-16T16:21:49Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCCDaiani Versão final.pdf: 829188 bytes, checksum: 262d38f95f5b19acd04987f922b556a6 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2023-10-16T16:21:49Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCCDaiani Versão final.pdf: 829188 bytes, checksum: 262d38f95f5b19acd04987f922b556a6 (MD5) Previous issue date: 2023 | en |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Administração escolar | pt_BR |
dc.subject | Gestão educacional | pt_BR |
dc.title | O papel da gestão no ambiente escolar | pt_BR |
dc.type | monografia | pt_BR |
Aparece nas coleções: | DACED/VHA. Licenciatura em Pedagogia (Trabalhos de Conclusão de Curso) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCCDaiani Versão final.pdf | 809,75 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.