Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4721
Título: Uma pesquisa "em língua de brincar”: materializações poéticas do brincar e narrativas em mini-histórias nos espaços da educação infantil
Autor(es): Oliveira, Taiara Ferreira Santiago Silva de
Palavras-chave: Educação Infantil
Brincar
Culturas infantis
Linguagens das crianças
Mini-histórias
Data do documento: 2023
Citação: OLIVEIRA, T. F. S. S. Uma pesquisa "em língua de brincar”: materializações poéticas do brincar e narrativas em mini-histórias nos espaços da educação infantil. 2023. 66f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)-Fundação Universidade Federal de Rondônia, Vilhena, 2023
Resumo: Este Trabalho de Conclusão de Curso objetiva apresentar os resultados das pesquisas desenvolvidas nos ciclos do Programa Institucional de Bolsas e Trabalho Voluntário de Iniciação Científica (PIBIC) 2021/2022 e 2022/2023, apresentando reflexões sobre o brincar em suas materializações poéticas nos espaços da Educação Infantil, buscando promover a visibilidade das produções culturais da infância e do protagonismo das crianças quando brincam nos espaços escolares. Apresentaremos também como se materializam as “cem linguagens da criança” proposta por Malaguzzi em Reggio Emília (2002) nos espaços da escola de Educação Infantil, de forma a documentar as produções das crianças em Mini-histórias infantis. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, do tipo pesquisa-participativa com crianças e como instrumentos para a construção de dados utilizou-se das observações in loco, registros em vídeos, fotografias e anotações em um caderno de campo, além de um questionário aplicado às professoras da Educação Infantil de Vilhena-RO. A pesquisa foi desenvolvida em uma escola municipal de Educação Infantil da cidade de Vilhena-RO, com crianças da Pré-escola, durante o ano de 2022 e 2023. Como principais resultados apresentados pela pesquisa destacamos as potencialidades das mini-histórias como recurso de documentação pedagógica da escuta sensível do docente da Educação Infantil sobre o protagonismo das crianças. As mini-histórias revelam e expressam as materializações das linguagens infantis, evidencializando a criatividade das crianças, suas experiências, suas aprendizagens, suas interações e os conhecimentos que constroem das interações com a escola, com o adulto, com outras crianças e com o mundo a sua volta.
Descrição: Monografia apresentada ao Departamento Acadêmico de Ciências da Educação, da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Campus de Vilhena, como requisito final para obtenção do título de Licenciatura em Pedagogia. Orientador (a): Profa. Dra. Josiane Brolo
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4721
Aparece nas coleções:DACED/VHA. Licenciatura em Pedagogia (Trabalhos de Conclusão de Curso)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC FINAL - TAIARA FERREIRA SANTIAGO SILVA DE OLIVEIRA - Final-.pdf2,43 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.