Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4723
Título: Um olhar sobre a Associação de Pais e Amigos dos Autistas de Vilhena - AMAVI e as formações continuadas: relato de experiências
Autor(es): Oliveira, Rosa Maria de Rios
Palavras-chave: Transtorno do Espectro Autista - TEA
Relato de experiência
Formação continuada
Inclusão
Associação de autistas
Data do documento: 2023
Citação: OLIVEIRA, R. M. R. Um olhar sobre a Associação de Pais e Amigos dos Autistas de Vilhena - AMAVI e as formações continuadas: relato de experiências. 2023. 60f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Vilhena, 2023
Resumo: Este estudo tem como objetivo relatar as ações e formações continuadas oferecidas pela AMAVI e demonstrar como minha vivência com a comunidade autista, através da participação na associação, trouxe contribuições para minha composição acadêmica e melhoras em minhas atuações e percepções sobre alunos com TEA. Desta forma, esta pesquisa apresenta a seguinte problemática: A AMAVI oferece formação continuada para os professores do munícipio sobre o atendimento e ensino das crianças com TEA, mas será que essas formações podem contribuir no processo de formação inicial de acadêmicos e acadêmicas? E quais seriam essas contribuições? Para encontrar resposta para esse problema buscou-se relatar as ações e formações continuadas oferecidas pela AMAVI e por meio de relato de experiencia, apresentar contribuições que minha vivência com a comunidade autista de Vilhena pode obter, através da participação na associação, que contribuiu para minha composição acadêmica e trouxe melhorias para minha atuação e percepção sobre alunos com TEA. Então, nessas vivências e anseios acadêmicos a pesquisa se propôs aos seguintes objetivos específicos: apresentar conceitos e a etiologia sobre o Transtorno do Espectro Autista em relação com um breve panorama histórico, tendo como base documentos oficiais e órgãos governamentais, além de autores da área; descrever os direitos das pessoas com autismo no Brasil, com base nas legislações vigentes e documentos oficiais; conhecer a história da AMAVI, sua construção e desenvolvimento até os dias de hoje; objetivos e metas da AMAVI, por meio de informações do estatuto e outros documentos; elencar as formações continuadas e capacitações oferecidas pela AMAVI, apresentadas em suas redes sociais ou por meio de relatos; bem como relatar minha experiência em atuações com estudantes com TEA, após participação e vivências na AMAVI. Os resultados apontam que a AMAVI realiza apoio e oferece informação e capacitações, tanto para os professores e acadêmicos em formação, quanto para a sociedade em geral, desde seu início, em 2019. Para tanto, a metodologia utilizada no desenvolvimento deste estudo, foi uma abordagem qualitativa, por meio de um Relato de Experiência com contornos de Pesquisa Bibliográfica, utilizando as experiências da pesquisadora, após a vivência com a comunidade autista de Vilhena. Esta pesquisa está fundamentada em teóricos e teorias sobre o TEA e que conta também com minhas vivencias na associação, os dados foram coletados por meio de uma conversa com os representantes da AMAVI, além de também pesquisas em suas redes sociais. Foi dado foco às formações continuadas oferecidas pela AMAVI, no período de 2019 a 2023, que contaram com a participação da pesquisadora em suas ações e atividades desenvolvidas na Associação. Assim, esta pesquisa pretende contribuir para o fortalecimento da AMAVI, pois, evidencia a importância do trabalho que a Associação vem realizando na promoção da inclusão e no suporte às famílias de crianças com TEA. Contudo, espera-se que o estudo possa beneficiar não somente os professore e pesquisadores, mas também os próprios alunos com TEA e a sociedade como um todo, garantindo as pessoas com TEA uma educação inclusiva e de qualidade.
Descrição: Monografia apresentada ao Departamento Acadêmico de Ciências da Educação, da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Campus de Vilhena, como requisito final para obtenção do título de Licenciatura em Pedagogia. Orientador (a): Profa. Ma. Fernanda Emanuelle Souza de Azevedo
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4723
Aparece nas coleções:DACED/VHA. Licenciatura em Pedagogia (Trabalhos de Conclusão de Curso)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA ROSA.pdf756,82 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.