Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4724
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Vanessa de Oliveira da-
dc.date.accessioned2023-10-16T19:51:16Z-
dc.date.available2023-10-16T19:51:16Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.citationSILVA, V. O. Estratégias pedagógicas para ensinar crianças com TDAH. 2023. 50f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Vilhena, 2023pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4724-
dc.descriptionMonografia apresentada ao Departamento Acadêmico de Ciências da Educação, da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Campus de Vilhena, como requisito final para obtenção do título de Licenciatura em Pedagogia. Orientador (a): Profa. Dra. Cristiane Talita Gromann de Gouveiapt_BR
dc.description.abstractTendo em vista o aumento crescente de crianças diagnosticadas com o TDAH, sendo esse um transtorno comportamental, onde o indivíduo encontra dificuldade em se concentrar em algo. Considerando, que as legislações educacionais estabelecem que as escolas devem assegurar aos alunos com esse transtorno recursos didáticos adequados ao desenvolvimento de sua aprendizagem, esse trabalho tem como questão norteadora: Quais são as estratégias pedagógicas utilizadas pelos docentes das séries iniciais para ensinar crianças com TDAH? Dessa forma, o estudo que propomos tem como objetivo, elencar, por meio de uma revisão bibliográfica, as estratégias pedagógicas utilizadas pelos docentes das séries iniciais, para ensinar alunos com TDAH. A pesquisa tem como aportes teóricos-metodológicos, principalmente, a pesquisa bibliográfica (Marconi; Lakatos, 1992) e dentro da revisão bibliográfica adotamos a categoria de Revisão Narrativa de Literatura na qual, de acordo com Cordeiro (2007), as fontes passam a ser todo o material que é escrito sobre a temática que foram considerados relevantes pelo pesquisador. Portanto, nossas fontes foram artigos, monografias, dissertações, teses e legislações relacionadas à temática. Como principais resultados, obtivemos que existe uma concordância na literatura científica de que para que ocorra o ensino aprendizagem de crianças com TDAH é necessário elaborar estratégias que englobam tanto a família como a escola, sendo que estas duas entidades precisam estar interligadas na vida do aluno com TDAH para que ambos consigam dar um amparo para essa criança, e ela possa se desenvolver da forma adequada.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Vanessa da Silva (vanessayasmimoliveira@gmail.com) on 2023-10-12T03:19:37Z No. of bitstreams: 1 TCC.VANESSA.FINAL ---.pdf: 820373 bytes, checksum: c320a5afddd688e677effcc068148413 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Zane Santos (zane.santos@unir.br) on 2023-10-16T19:51:16Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC.VANESSA.FINAL ---.pdf: 820373 bytes, checksum: c320a5afddd688e677effcc068148413 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-10-16T19:51:16Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC.VANESSA.FINAL ---.pdf: 820373 bytes, checksum: c320a5afddd688e677effcc068148413 (MD5) Previous issue date: 2023en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEstratégias pedagógicaspt_BR
dc.subjectTDAHpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.titleEstratégias pedagógicas para ensinar crianças com TDAHpt_BR
dc.typemonografiapt_BR
Aparece nas coleções:DACED/VHA. Licenciatura em Pedagogia (Trabalhos de Conclusão de Curso)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC.VANESSA.FINAL ---.pdf801,15 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.