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dc.contributor.authorOzório, Ana Ruth França Dias-
dc.date.accessioned2023-10-16T20:02:01Z-
dc.date.available2023-10-16T20:02:01Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.citationOZÓRIO, A. R. F. D. Educação Escolar Indígena dos povos Terena da Aldeia Dois Irmãos do Buriti-MS. 2023. 36f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Vilhena, 2023pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4725-
dc.descriptionMonografia apresentada ao Departamento Acadêmico de Ciências da Educação, da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Campus de Vilhena, como requisito final para obtenção do título de Licenciatura em Pedagogia. Orientador (a): Prof. Dr. Rodrigo Pedro Casteleirapt_BR
dc.description.abstractEste é um trabalho monográfico de cunho qualitativo que consiste em apresentar a história e o processo na Educação Escolar Indígena, voltada ao processo dissertativo de coleta de dados bibliográficos e auxílios de autores, artigos e documentos. Iniciamos nossos estudos por meio de leituras bibliográficas sobre o tema para o entendimento do assunto, assim, utilizamos como suporte teórico: Base Nacional Curricular Comum (BNCC, 2018), Lei de Diretrizes e Bases (LDB 9394/1996), Constituição Federal 1988 (2016), Decreto Nº 6.861 (2009), Plano Nacional de Educação (PNE Lei nº 10.17, 2001), Cruz (2009), Farias (2015), Fleuri (2003), Grupioni (2001), Maher (2005), Meliá (2003), Muñoz (2003), Novais (2013) e Silva (2002), que nos deram enfoque ao sistema Educacional Indígena. Ao exibir a história da Educação Indígena, buscamos compreender também os processos sociais que ocorrem dentro das aldeias. Começamos a partir da hipótese de que para continuar a defender o processo da Educação Indígena, os poderes públicos devem rever alguns tópicos de organização indígenas atual, pois isso se constitui em um dos mais legítimos fundamentos sobre os quais tais políticas se amparam. Sendo assim, este trabalho teve como desafio tentar responder a seguinte pergunta: Quais as dificuldades enfrentadas nas comunidades indígenas para alcançar uma educação de qualidade e uma formação superior de sucesso? Para responder a essa questão utilizamos como fonte as pesquisas bibliográficas. O objetivo aqui, é apresentar o ensino e as dificuldades enfrentadas pelos povos indígenas para conseguirem chegar à uma formação superior no final de todas as situações pelas quais passam, e de que formas isso marca suas histórias e trajetórias de vida. Assim foi possível alcançar o entendimento de como a educação é fundamental para a formação desses povos. Os resultados desta pesquisa nos revelaram experiências marcantes como: opressões, traumas e superações alcançadas ao longo dos anos.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Ana ozório (anaruthfranca73@gmail.com) on 2023-10-12T03:23:22Z No. of bitstreams: 1 TCC - Ana Ruth França Dias Ozório.pdf: 628834 bytes, checksum: 9364aed6c8576b399459bbb28c095fdb (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Zane Santos (zane.santos@unir.br) on 2023-10-16T20:02:01Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC - Ana Ruth França Dias Ozório.pdf: 628834 bytes, checksum: 9364aed6c8576b399459bbb28c095fdb (MD5)en
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dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectIndígenapt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.titleEducação Escolar Indígena dos povos Terena da Aldeia Dois Irmãos do Buriti-MSpt_BR
dc.typemonografiapt_BR
Aparece nas coleções:DACED/VHA. Licenciatura em Pedagogia (Trabalhos de Conclusão de Curso)

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