Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4778
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva, Jaqueline Souza | - |
dc.date.accessioned | 2023-10-18T13:18:46Z | - |
dc.date.available | 2023-10-18T13:18:46Z | - |
dc.date.issued | 2023 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, J. S. Ser criança, ser aluno: narrações da produção cultural da infância na história de Vilhena. 2023. 47f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Vilhena. 2023 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4778 | - |
dc.description | Monografia apresentada ao Departamento Acadêmico de Educação, da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Campus de Vilhena, como requisito final para obtenção do título de Licenciatura em Pedagogia. Orientador (a): Profa. Dra. Josiane Brolo | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho tem como objetivo destacar a história da infância e compreender a produção cultural da mesma durante o processo de colonização da cidade de Vilhena entre os anos de 1960 a 1980 destacando o papel histórico, cultural e social da criança no passado. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de tipo historiográfico, a qual está alicerçada aos pressupostos teóricos da Nova História Cultural (NHC). Como instrumentos de pesquisa utilizou-se de documentos, fotografias disponibilizadas em acervos públicos digitais como também testemunhos orais disponíveis em acervo próprio do grupo de pesquisa o qual este trabalho está vinculado. Como resultados é possível reconhecer as práticas da infância em espaços escolares e não escolares, enquanto produção histórica, social e cultural da infância, a sua auto-organização, os modos de fazer que as crianças encontravam para utilizar-se das táticas próprias que driblavam as estratégias do lugar da ordem e do poder. Diante disto, a intenção deste trabalho é contribuir para ampliar a discussão na História da Infância no que se refere à produção cultural da infância, compreendendo que as crianças apropriam- se de forma criativa da informação do mundo adulto para produzir sua própria cultura, apropriação esta que é um processo de criação, de produção interpretativa, inventiva e, sobretudo, sensível aos modos da infância | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Jaqueline Souza (sjacksilvaaa@gmail.com) on 2023-10-17T22:19:16Z No. of bitstreams: 1 _VERSÃO FINAL - JAQUELINE SOUZA SILVA.pdf: 1819716 bytes, checksum: 98269787d8197aeaac132da833bd012d (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Zane Santos (zane.santos@unir.br) on 2023-10-18T13:18:46Z (GMT) No. of bitstreams: 1 _VERSÃO FINAL - JAQUELINE SOUZA SILVA.pdf: 1819716 bytes, checksum: 98269787d8197aeaac132da833bd012d (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2023-10-18T13:18:46Z (GMT). No. of bitstreams: 1 _VERSÃO FINAL - JAQUELINE SOUZA SILVA.pdf: 1819716 bytes, checksum: 98269787d8197aeaac132da833bd012d (MD5) Previous issue date: 2023 | en |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | História da infância | pt_BR |
dc.subject | Cultura infantil | pt_BR |
dc.subject | Vilhena-RO | pt_BR |
dc.title | Ser criança, ser aluno: narrações da produção cultural da infância na história de Vilhena | pt_BR |
dc.type | monografia | pt_BR |
Aparece nas coleções: | DACED/VHA. Licenciatura em Pedagogia (Trabalhos de Conclusão de Curso) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
_VERSÃO FINAL - JAQUELINE SOUZA SILVA.pdf | 1,78 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.