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dc.contributor.authorSilva, Jaqueline Souza-
dc.date.accessioned2023-10-18T13:18:46Z-
dc.date.available2023-10-18T13:18:46Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.citationSILVA, J. S. Ser criança, ser aluno: narrações da produção cultural da infância na história de Vilhena. 2023. 47f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Vilhena. 2023pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4778-
dc.descriptionMonografia apresentada ao Departamento Acadêmico de Educação, da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Campus de Vilhena, como requisito final para obtenção do título de Licenciatura em Pedagogia. Orientador (a): Profa. Dra. Josiane Brolopt_BR
dc.description.abstractEste trabalho tem como objetivo destacar a história da infância e compreender a produção cultural da mesma durante o processo de colonização da cidade de Vilhena entre os anos de 1960 a 1980 destacando o papel histórico, cultural e social da criança no passado. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de tipo historiográfico, a qual está alicerçada aos pressupostos teóricos da Nova História Cultural (NHC). Como instrumentos de pesquisa utilizou-se de documentos, fotografias disponibilizadas em acervos públicos digitais como também testemunhos orais disponíveis em acervo próprio do grupo de pesquisa o qual este trabalho está vinculado. Como resultados é possível reconhecer as práticas da infância em espaços escolares e não escolares, enquanto produção histórica, social e cultural da infância, a sua auto-organização, os modos de fazer que as crianças encontravam para utilizar-se das táticas próprias que driblavam as estratégias do lugar da ordem e do poder. Diante disto, a intenção deste trabalho é contribuir para ampliar a discussão na História da Infância no que se refere à produção cultural da infância, compreendendo que as crianças apropriam- se de forma criativa da informação do mundo adulto para produzir sua própria cultura, apropriação esta que é um processo de criação, de produção interpretativa, inventiva e, sobretudo, sensível aos modos da infânciapt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Jaqueline Souza (sjacksilvaaa@gmail.com) on 2023-10-17T22:19:16Z No. of bitstreams: 1 _VERSÃO FINAL - JAQUELINE SOUZA SILVA.pdf: 1819716 bytes, checksum: 98269787d8197aeaac132da833bd012d (MD5)en
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dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectHistória da infânciapt_BR
dc.subjectCultura infantilpt_BR
dc.subjectVilhena-ROpt_BR
dc.titleSer criança, ser aluno: narrações da produção cultural da infância na história de Vilhenapt_BR
dc.typemonografiapt_BR
Aparece nas coleções:DACED/VHA. Licenciatura em Pedagogia (Trabalhos de Conclusão de Curso)

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