Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4803
Título: Análise situacional do setor advocatício de Cacoal
Autor(es): Ribeiro, Renata da Rocha
Palavras-chave: Setor advocatício
Forças de porter
Ordem do advogados
Data do documento: 9-Out-2023
Resumo: O presente artigo discorre sobre a análise do setor advocatício de Cacoal. O estudo realizado tem como objetivo principal analisar o setor advocatício, utilizando o modelo estratégico de Porter. Os objetivos específicos incluem descrever a importância desse setor na cidade, analisar as forças competitivas que o examinam e examinar as estratégias usadas pelos advogados para se destacarem. Isso é relevante porque a advocacia desempenha um papel crucial na justiça e no sistema legal, oferecendo aconselhamento jurídico e representação em diversas de áreas legais. Caracteriza-se como pesquisa exploratória-descritiva com abordagem qualitativa, sendo utilizadas as técnicas de coletas de dados a pesquisa bibliográfica e o questionário eletrônico. O universo pesquisado foram os advogados com registro da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) atuantes na subseção de Cacoal. Com este estudo foi possível identificar a importância do setor para o município, sendo ele por meio do cumprimento das leis a sociedade e contribuição social pela subseção da cidade. No quesito forças de Porter, foram analisadas 4 das 5 forças, chegando à conclusão de que a ameaça de novos entrantes é alta, porém o mercado ainda permite que ingressem no setor e consigam se destacar. Os concorrentes existentes existem, no entanto, o setor dispõe de um vasto ramo para atuação pública ou privada, deixando a qualificação e tempo de experiencia a competir entre si. Sobre o poder de compra dos compradores conclui-se que os clientes estão atentos aos custos dos serviços prestados. Ameaças de serviços substitutos: ainda é baixa pelo motivo que o atendimento e execução do processo não é padronizado, diminuindo a possibilidade de serviços substitutos. Foi possível explanar sobre o setor advocatício juntamente com as forças de Porter a fim de conhecer o setor no município e instigar pesquisas posteriores sobre a ferramenta.
Descrição: Artigo apresentado à Fundação Universidade Federal de Rondônia – UNIR, Campus Professor Francisco Gonçalves Quiles, como requisito parcial para obtenção do título de bacharel em Administração. Orientador: Prof. Me. Adriano Camiloto da Silva
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4803
Aparece nas coleções:DAA/CAC. Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1 Versão Final Renata Da Rocha Ribeiro.pdf1,72 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador