Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4837
Título: Percepções de docentes sobre o processo de inclusão de alunos com transtorno do espectro autista na classe comum
Autor(es): Santana, Luiz Soares de
Palavras-chave: Educação Inclusiva
Transtorno do Espectro Autista
Professores
Ensino Fundamental
Data do documento: 2023
Citação: Santana, Luiz Soares de. Percepções de docentes sobre o processo de inclusão de alunos com transtorno do espectro autista na classe comum. 2023. 55 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, 2023.
Resumo: Este trabalho tem como tema o processo de inclusão de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) na classe comum. A questão principal da investigação: quais são as percepções de docentes do ensino fundamental sobre o processo de inclusão de alunos com TEA na classe comum de uma escola municipal da cidade de Ariquemes? Tem como objetivo geral compreender as percepções destes professores em relação à inclusão de alunos com TEA em suas turmas de ensino fundamental. Os objetivos específicos deste trabalho são: caracterizar a perspectiva da educação inclusiva; conceituar o aluno com TEA; entender o papel do professor na perspectiva inclusiva; analisar as percepções dos professores sobre o processo de inclusão do aluno com TEA na classe comum. Essa questão é relevante porque a inclusão de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) na classe regular de ensino é garantia do seu direito à educação, além de trazer melhorias significativas em sua socialização, tanto na escola quanto em casa. Quanto método, esta pesquisa tem natureza aplicada, sua abordagem é qualitativa, seus objetivos são descritivos e explicativos. Por fim, quanto aos procedimentos técnicos foi realizada a pesquisa de levantamento. Para coleta de dados foi utilizada a entrevista, tendo como participantes 7 professores do ensino fundamental, que foi interpretado por meio da análise de conteúdo. Tem-se como principais resultados e discussão: a) perfil dos participantes: três professores informaram que tiveram em sua formação inicial disciplina que contemplasse a inclusão do aluno com TEA e quatro que não houve e que foi por meio da formação continuada que possuem essa oportunidade de capacitação sobre o tema; b) percepções sobre o aluno com TEA na classe comum: todas as professoras já tiveram em sua turma um aluno com TEA e disseram que conheceram as necessidades dos alunos por meio das atividades e das observações, e que já tiveram em algum momento dificuldade de desenvolver alguma atividade em sala. c) percepções sobre o planejamento e a prática pedagógica: a maioria dos docentes (5) afirmou que fez pequenas adaptações nas atividades buscando contemplar os alunos com TEA, e todas informaram manter o mesmo conteúdo para que todos possam aprender juntos. Os professores afirmaram que essas alterações no plano de aula foram se adaptando gradualmente às atividades, conforme as necessidades dos alunos com TEA. Compreende-se que os professores participantes relataram ter dificuldades em incluir o aluno do ensino fundamental com TEA na classe comum; identificaram falta de empenho do poder público com políticas voltadas de forma mais efetiva na questão da inclusão da criança com TEA
Descrição: Monografia apresentada ao Departamento de Ciências da Educação da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Campus de Ariquemes, como requisito final para obtenção do título de Licenciatura em Pedagogia. Orientador (a): Profª. Dra. Jacqueline Lidiane de Souza Prais.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4837
Aparece nas coleções:DACED/ARQ. Pedagogia (TCCs)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC LUIZ SANTANA (2023) .pdf841,75 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.