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https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4881
Título: | Desenvolvimento de um aplicativo móvel para aprendizagem de programação para bioinformática |
Autor(es): | Lima, João Vitor Barbosa |
Palavras-chave: | Aplicativo móvel Bioinformática Programação |
Data do documento: | 2023 |
Citação: | LIMA, João Vitor Barbosa. Desenvolvimento de um aplicativo móvel para aprendizagem de programação para bioinformática. 2023. 56 f. Monografia (Graduação em Ciência da Computação) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, 2023. |
Resumo: | A Bioinformática é uma ciência multidisciplinar que usufrui da tecnologia para lidar com os dados biológicos. Para um profissional trabalhar nesse campo é necessário aprender sobre assuntos de outras áreas, como programação, estatística, biologia, entre outras. Portanto, novos desafios manifestam-se no aprendizado das áreas, exigindo do aluno muita dedicação nos estudos de bioinformática, que por ser um campo interdisciplinar, necessita da integração de conhecimentos de múltiplas disciplinas. Além desses desafios, a internet desempenha um papel importante na sociedade, já que ela pode ser amplamente utilizada para transmitir conhecimento. No entanto, devido à quantidade de informações disponíveis sobre diversas áreas e uma quantidade imensa de conceitos, o aprendizado pode ser dificultado pela falta de organização nos estudos dos alunos. No presente trabalho, foi desenvolvido um aplicativo móvel para o aprendizado de programação voltado para os problemas de bioinformática. Para a criação do aplicativo, foi utilizado a biblioteca React Native, por permitir o desenvolvimento para as plataformas Android e iOS, e a linguagem de programação TypeScript, que permite usar a tipagem estática para definir tipos de dados. Dentro do aplicativo, foram feitos tópicos com conteúdos de bioinformática para aprendizado com gamificação. Inicialmente, o usuário realiza uma leitura relacionada ao assunto, em seguida, enfrenta um desafio relacionado ao assunto. Também foi implementado uma restrição de acesso a assuntos avançados e um método que salva o progresso do usuário no dispositivo. Além disso, foi criada uma área onde o usuário fornece informações pessoais, caso deseje. Por fim, foi elaborado um aplicativo com as funcionalidades apresentadas, incluindo uma variedade de questões que visam testar os conhecimentos de biologia e programação dos usuários. |
URI: | https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4881 |
Aparece nas coleções: | Ciência da Computação (Monografias) |
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