Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4881
Título: Desenvolvimento de um aplicativo móvel para aprendizagem de programação para bioinformática
Autor(es): Lima, João Vitor Barbosa
Palavras-chave: Aplicativo móvel
Bioinformática
Programação
Data do documento: 2023
Citação: LIMA, João Vitor Barbosa. Desenvolvimento de um aplicativo móvel para aprendizagem de programação para bioinformática. 2023. 56 f. Monografia (Graduação em Ciência da Computação) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, 2023.
Resumo: A Bioinformática é uma ciência multidisciplinar que usufrui da tecnologia para lidar com os dados biológicos. Para um profissional trabalhar nesse campo é necessário aprender sobre assuntos de outras áreas, como programação, estatística, biologia, entre outras. Portanto, novos desafios manifestam-se no aprendizado das áreas, exigindo do aluno muita dedicação nos estudos de bioinformática, que por ser um campo interdisciplinar, necessita da integração de conhecimentos de múltiplas disciplinas. Além desses desafios, a internet desempenha um papel importante na sociedade, já que ela pode ser amplamente utilizada para transmitir conhecimento. No entanto, devido à quantidade de informações disponíveis sobre diversas áreas e uma quantidade imensa de conceitos, o aprendizado pode ser dificultado pela falta de organização nos estudos dos alunos. No presente trabalho, foi desenvolvido um aplicativo móvel para o aprendizado de programação voltado para os problemas de bioinformática. Para a criação do aplicativo, foi utilizado a biblioteca React Native, por permitir o desenvolvimento para as plataformas Android e iOS, e a linguagem de programação TypeScript, que permite usar a tipagem estática para definir tipos de dados. Dentro do aplicativo, foram feitos tópicos com conteúdos de bioinformática para aprendizado com gamificação. Inicialmente, o usuário realiza uma leitura relacionada ao assunto, em seguida, enfrenta um desafio relacionado ao assunto. Também foi implementado uma restrição de acesso a assuntos avançados e um método que salva o progresso do usuário no dispositivo. Além disso, foi criada uma área onde o usuário fornece informações pessoais, caso deseje. Por fim, foi elaborado um aplicativo com as funcionalidades apresentadas, incluindo uma variedade de questões que visam testar os conhecimentos de biologia e programação dos usuários.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4881
Aparece nas coleções:Ciência da Computação (Monografias)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_2__modelo_novo_ (2).pdf5,84 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.