Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4891
Título: Transformação digital no judiciário brasileiro: o balcão virtual como serviço de atendimento ao público e acesso à justiça
Autor(es): Torres, Dandhi Pereira
Palavras-chave: Balcão virtual
Tecnologia
Poder Judiciário
Atendimento remoto
Acesso à justiça
Data do documento: 2023
Citação: TORRES, Dandhi Pereira. Transformação digital no judiciário brasileiro: o balcão virtual como serviço de atendimento ao público e acesso à justiça. 2023. 103 f. Monografia (Bacharelado em Direito) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, 2023.
Resumo: Este trabalho se dedica à análise da transformação digital no âmbito do Poder Judiciário, com foco principal no sistema de atendimento ao público conhecido como Balcão Virtual. O Balcão Virtual permite atendimentos remotos por meio de videoconferência as partes, advogados e qualquer pessoa que tenha interesse em informações sobre um processo no âmbito dos Tribunais e Conselhos do judiciário. Foi implementado no Poder Judiciário em 2021, graças à Resolução 372/21 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O propósito desta pesquisa é traçar um panorama da transformação digital no Judiciário brasileiro. Além disso, busca-se compreender os benefícios e desafios associados ao uso do Balcão Virtual, examinando o impacto da pandemia da Covid-19 na criação e adoção dessa ferramenta. Bem como identificar como o Balcão Virtual pode tornar mais célere a prestação jurisdicional, contribuindo para tornar o acesso à justiça mais democrático. Para a realização deste estudo, foram consultados relatórios judiciais, doutrinas, legislação pertinente e outros recursos relevantes. Também foram conduzidas entrevistas com advogados que já utilizaram o serviço do Balcão Virtual em Tribunais brasileiros. Na construção e análise dos dados foi utilizado como metodologia uma abordagem qualitativa. Quatro advogados participaram das entrevistas, respondendo a questões específicas sobre a experiência de uso do Balcão Virtual.Com base nas respostas dos advogados entrevistados, foi possível constatar que esses profissionais reconhecem a importância do Balcão Virtual na prestação jurisdicional e no acesso à justiça. Eles identificaram benefícios no uso dessa ferramenta para o atendimento ao público, ao mesmo tempo em que apontaram algumas dificuldades. Por meio da análise de relatórios e dados de acesso público fornecidos por órgãos judiciais, foi possível verificar a aceitação e a implementação do Balcão Virtual em Conselhos e Tribunais de 1ª e 2ª instância do sistema judiciário brasileiro.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4891
Aparece nas coleções:Direito (Monografias)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia Dandhi - Versão definitiva.pdf720,58 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.