Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4897
Título: O ensino da história e cultura afro-brasileira e as estratégias de leitura na alfabetização em uma escola de Ariquemes / RO
Autor(es): 
Themontes, Carla Fernanda
Palavras-chave: Cultura Afro-Brasileira
Lei nº 10.639/2003
Alfabetização
Lei 14.532/2023
Racismo
Data do documento: 2023
Citação: Themontes, Carla Fernanda. O ensino da história e cultura afro-brasileira e as estratégias de leitura na alfabetização em uma escola de Ariquemes / RO. 2023. 40 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, 2023.
Resumo: Este Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) tem por objetivo tratar da literatura na alfabetização e as questões da obrigatoriedade do ensino da História e Cultura Afro- Brasileira no processo de alfabetização. A questão principal de investigação foi: de que maneira o Ensino da História e Cultura Afro-Brasileira e as Estratégias de Leitura podem colaborar no processo de alfabetização? A relevância desta questão se desenrolou em torno da experiência enquanto acadêmica, na qual foi possível ter acesso à existência da Lei nº 10.639/2003, que torna obrigatório o ensino da cultura Afro-Brasileira, bem como a Lei 14.532/2023, que versa sobre o racismo, ressaltando que outrora não tivera com tanta clareza ao longo de minha trajetória escolar na educação básica. Para a realização da pesquisa, foi utilizado um questionário com 10 perguntas orientadoras, aplicado à equipe docente em uma escola municipal de ensino fundamental no município de Ariquemes -RO. Para tanto, fazer-se possível uma análise fundamentada foi necessária a pesquisa bibliográfica, que tem como ponto de partida a leitura, a interpretação de livros, artigos, monografias, sites e outros documentos que permeiam esse processo. Desse modo, como decorrência, ficou evidenciado que a escola não possui estratégias de leitura para o ensino da História Cultura Afro-Brasileira na educação, especificamente na alfabetização, e que também não incentivam a aplicação de conteúdos tendo como tema a cultura afro-brasileira com base nos resultados dessa pesquisa.
Descrição: Monografia apresentada ao Departamento de Ciências da Educação da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Campus de Ariquemes, como requisito final para obtenção do título de Licenciatura em Pedagogia. Orientador (a): Profª. Dra. Cátia Franciele Sanfelice de Paula.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4897
Aparece nas coleções:DACED/ARQ. Pedagogia (TCCs)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA.pdf1 CARLA FERNANDA THEMONTES O ENSINO DA HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA E AS ESTRATÉGIAS DE LEITURA NA ALFABETIZAÇÃO EM UMA ESCOLA DE ARIQUEMES/RO678,57 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.