Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4985
Título: | Sons, melodias, sentimentos e aprendizagens: as contribuições da música para o desenvolvimento de crianças no TEA na educação infantil. |
Autor(es): | LOMBARDI, Valquíria dos Santos Lima |
Palavras-chave: | Música Criança TEA Infantil |
Data do documento: | 2023 |
Resumo: | O Transtorno do Espectro Autista (TEA), segundo alguns estudiosos, é um transtorno do neurodesenvolvimento infantil, que o afeta em diversas áreas do seu desenvolvimento incluindo: Comunicação e interação social, podendo apresentar também, comportamentos padrão, interesses restritos e repetitivos, assim como, sensibilidades sensoriais. O transtorno é complexo e suas implicações podem diversificar de acordo com a seriedade dos sintomas. Para atenuar a intensidade do transtorno no cotidiano dos pequenos, nota-se que a música é uma excelente alternativa para promover o avanço no desenvolvimento integral da criança, sobretudo, no processo educacional. Nesse sentido, a presente pesquisa descreve as impressões de profissionais da educação da Cidade de Rolim de Moura, reveladas a nós, a partir de um questionário elaborado especificamente para discutir assuntos relacionados à utilização da música, durante práticas pedagógicas na Educação Infantil, com crianças no TEA. Buscamos, explorar os impactos positivos da música para o desenvolvimento cognitivo, social e aprendizagem na Educação Infantil. Para realizar nossa pesquisa, foi estipulado um prazo de 5 a 10 dias, para que as participantes pudessem responder ao formulário, todas atuam na rede pública de educação na Cidade de Rolim de Moura-RO. Ressaltamos que dentre as 8 participantes que contribuíram valiosamente com suas percepções e experiências, duas delas desempenham o papel de cuidadoras. As análises e discussões dos resultados foram realizadas individualmente para cada uma das questões. |
URI: | https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4985 |
Aparece nas coleções: | Pedagogia (Monografias) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
SONS, MELODIAS, SENTIMENTOS E APRENDIZAGENS.4 - Cópia.pdf | Sons, melodias, sentimentos e aprendizagens: as contribuições da música para o desenvolvimento de crianças no TEA na educação infantil. | 573,79 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.