Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4996
Título: Acadêmicos surdos no curso de Letras Libras: dificuldades vivenciadas na Universidade Federal de Rondônia -UNIR
Autor(es): Souza, Simone da Silva
Palavras-chave: Acadêmicos surdos
Experiências vivenciadas
Letras Libras
Ensino
Data do documento: 2023
Citação: SOUZA, Simone da Silva. Acadêmicos Surdos no Curso de Letras Libras: dificuldades vivenciadas na universidade Federal de Rondônia-UNIR. 2023. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Libras) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, 2023.
Resumo: Foi intento desta pesquisa analisar quais as dificuldades enfrentadas pelos acadêmicos egressos dentro do Curso de Licenciatura em Letras- Libras da Universidade Federal de Rondônia campus Porto Velho. Para explicitação do problema foi definido como objetivo geral de pesquisa, analisar os aspectos de acessibilidade para alunos surdos no Letras/Libras bem como seu funcionamento em sala de aula, em relação ao ensino, comunicação e a interação entre professores, alunos e comunidade acadêmica e também analisar quais dificuldades esses egressos tiveram dentro do curso. Na metodologia, fez-se uso de uma abordagem qualitativa, com enfoque explanatório com objetivo de proporcionar maior familiaridade com o problema pesquisado. O referencial teórico foi feito com o auxílio de autores e pesquisadores da área como Quadros (2004), Strobel (2008), Fernandes (2003), Prates (2020), dentre outros e o auxílio de leis que embasaram a educação de surdos. Os resultados apontaram que a falta de intérpretes e a falta de adaptação dos conteúdos em língua portuguesa constituíram entraves no processo educacional.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4996
Aparece nas coleções:Libras (Monografias)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tcc Letras Libras_ Simone.pdf1,23 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.