Please use this identifier to cite or link to this item:
https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4996
Title: | Acadêmicos surdos no curso de Letras Libras: dificuldades vivenciadas na Universidade Federal de Rondônia -UNIR |
Authors: | Souza, Simone da Silva |
Keywords: | Acadêmicos surdos Experiências vivenciadas Letras Libras Ensino |
Issue Date: | 2023 |
Citation: | SOUZA, Simone da Silva. Acadêmicos Surdos no Curso de Letras Libras: dificuldades vivenciadas na universidade Federal de Rondônia-UNIR. 2023. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Libras) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, 2023. |
Abstract: | Foi intento desta pesquisa analisar quais as dificuldades enfrentadas pelos acadêmicos egressos dentro do Curso de Licenciatura em Letras- Libras da Universidade Federal de Rondônia campus Porto Velho. Para explicitação do problema foi definido como objetivo geral de pesquisa, analisar os aspectos de acessibilidade para alunos surdos no Letras/Libras bem como seu funcionamento em sala de aula, em relação ao ensino, comunicação e a interação entre professores, alunos e comunidade acadêmica e também analisar quais dificuldades esses egressos tiveram dentro do curso. Na metodologia, fez-se uso de uma abordagem qualitativa, com enfoque explanatório com objetivo de proporcionar maior familiaridade com o problema pesquisado. O referencial teórico foi feito com o auxílio de autores e pesquisadores da área como Quadros (2004), Strobel (2008), Fernandes (2003), Prates (2020), dentre outros e o auxílio de leis que embasaram a educação de surdos. Os resultados apontaram que a falta de intérpretes e a falta de adaptação dos conteúdos em língua portuguesa constituíram entraves no processo educacional. |
URI: | https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4996 |
Appears in Collections: | Libras (Monografias) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Tcc Letras Libras_ Simone.pdf | 1,23 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.