Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/5028
Título: A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR E A PEDAGOGIA CENTRADA NO EXAME
Autor(es): Oliveira Ribeiro, Meury Adrianne de
Palavras-chave: avaliação da aprendizagem
pedagogia do exame.
modalidades de avaliação
educação emancipatória.
Data do documento: 5-Nov-2023
Resumo: A presente pesquisa trata-se de um estudo sobre a avaliação da aprendizagem escolar centrada na pedagogia do exame. Dessa forma, os objetivos desse trabalho de maneira geral é investigar a avaliação da aprendizagem em uma sala de aula dos anos iniciais do Ensino Fundamental de uma escola pública da rede municipal de Rolim de Moura – RO. E de modo específico, identificar quais formas e instrumentos de avaliação existem, além de discutir sobre os possíveis motivos, que levam os docentes a enfatizarem determinada proposta de avaliação em detrimento de outra. Como embasamento teórico utilizou-se Cipriano Luckesi (2011), Jose Carlos Libâneo (1994), Ana Maria Saul (2011), entre outros autores que abordam essa temática. A pesquisa se desenvolve por meio de uma perspectiva exploratória, com uma abordagem qualitativa, método bibliográfico, documental e estudo caso. A pedagogia centrada no exame como é conhecida, tem tido todo um protagonismo quando se refere à avaliação da aprendizagem escolar no Brasil. Nesse contexto, deve-se indagar se os exercícios pedagógicos escolares estão voltados mais para uma pedagogia do ensino e aprendizagem com intuito de melhorar o rendimento escolar dos alunos ou se estão focados na pedagogia centrada no exame. Foi possível concluir que a ênfase excessiva nas avaliações externas, baseada na pedagogia do exame, pode levar a uma cultura de ensino que se concentra exclusivamente nos resultados. Uma avaliação da aprendizagem, pensada para melhorar o processo de ensino e aprendizagem, pode ser equilibrada e justa, levando em conta as necessidades dos alunos e não apenas focando nos resultados de verificação do que foi ensinado.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/5028
Aparece nas coleções:Pedagogia (Monografias)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR E A PEDAGOGIA CENTRADA NO EXAME VERSÃO FINAL.pdf35,26 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.