Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/5032
Título: Colonialidade do saber matemático no currículo de escolas do povo indígena Paiter Suruí
Autor(es): Suruí, Mopidaor
Palavras-chave: Colonialidade
Etnomatemática
Paiter Suruí
Indígena
Data do documento: 7-Ago-2023
Citação: SURUÍ, Mopidaor. Colonialidade do saber matemático no currículo de escolas do povo indígena Paiter Suruí. 2023. Dissertação (mestrado em Educação Matemática) - Campus de Ji-Paraná, Universidade Federal de Rondônia, Ji-Paraná, 2023
Resumo: Esta dissertação tem como objeto de investigação os efeitos do colonialismo na determinação do conjunto de saberes matemáticos que se fazem presentes no currículo das escolas situadas na Terra Indígena Sete de Setembro, do povo indígena Paiter, situada sobre a divisa entre Rondônia e Mato Grosso. Nesse sentido, o tema de pesquisa é a colonialidade do saber, com foco na colonialidade do saber matemático no currículo de escolas do povo indígena Paiter. O povo Paiter tem uma organização clânica, fala uma língua do tronco Tupi, da família Mondé, e estabeleceu contato contínuo com a sociedade não indígena a partir do ano de 1969. No plano educacional, a inserção de escolas nas aldeias a partir dos anos 1980 desencadeou a difusão sistemática de saberes ocidentais entre os Paiter. A formação de professores Paiter em cursos de magistério (Projeto Açaí, a partir de 2000) e de licenciatura intercultural (a partir de 2009) proporcionou condições para uma concepção crítica das especificidades curriculares que devem caracterizar a educação escolar indígena, em superação ao caráter integracionista e colonialista que historicamente marcaram a educação escolar para povos indígenas no Brasil. É nesse contexto que se estabelece nessa pesquisa o seguinte problema de investigação: Como a colonialidade do saber matemático se impõe no atual currículo para as escolas do povo indígena Paiter? Para construir uma resposta a este problema, foram utilizados procedimentos metodológicos da pesquisa bibliográfica e da pesquisa documental. O objetivo geral da pesquisa foi compreender como a colonialidade do saber matemático está presente no atual currículo de escolas do povo indígena Paiter. Para atingir o objetivo geral, foram catalogados os saberes matemáticos presentes no atual currículo das escolas do povo indígena Paiter, a partir da análise de diários de classe de matemática, com recorte para turmas de 6º a 9º ano do Ensino Fundamental do ano de 2019. Também foi realizado o mapeamento de saberes matemáticos do povo indígena Paiter em pesquisas acadêmicas já realizadas sobre o tema. A partir de uma análise comparativa, verificaram-se diferenças epistêmicas entre o rol de saberes matemáticos do povo indígena Paiter e o catálogo de saberes matemáticos atualmente prescritos no currículo das escolas do povo Paiter. O predomínio do saber matemático não-paiter no currículo da escola evidencia marcas da colonialidade do saber matemático no currículo das escolas do povo indígena Paiter. Os poucos saberes matemáticos Paiter identificados nos diários de classe são decorrentes da presença de um professor do próprio povo em sala de aula, e não como resultado de um diálogo intercultural existente no currículo prescritivo do sistema educacional. Isso mostra a importância da figura do professor indígena e da formação intercultural de professores indígenas para o enfrentamento e a superação dos efeitos da colonialidade do saber matemático na atual educação escolar do povo Paiter.
Descrição: Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática - PPGEM, da Universidade Federal de Rondônia - UNIR, como parte dos requisitos para a obtenção do título de Mestre em Educação Matemática, sob a orientação do Prof. Dr. Kécio Gonçalves Leite.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/5032
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertao_Mopidaor_Surui.pdf23 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.