Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/5093
Título: | Um gesto de literatura sobre o instrumento linguístico "Libras em contexto" no processo de gramatização da libras |
Autor(es): | Viana, Ana Carolina Lovo |
Palavras-chave: | Instrumento linguístico Gramatização Sujeito surdo Libras em contexto |
Data do documento: | 2023 |
Citação: | VIANA, Ana Carolina Lovo. Um gesto de literatura sobre o instrumento linguístico "Libras em contexto" no processo de gramatização da libras. 2023. 77 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Mestrado Acadêmico em Letras) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, 2023. |
Resumo: | Esta pesquisa tomou como objeto de estudo o material Libras em Contexto, formulado e produzido para o ensino de Língua Brasileira de Sinais (Libras) - para sujeitos não surdos. O material é composto por livro do professor e do estudante, em suas primeiras edições, cuja capa era de cor azul, o livro do professor vinha acompanhado de fita VHS, posteriormente, as demais edições, tanto o livro do professor quanto o livro do aluno, ambos em cor verde, vieram acompanhados de DVD. Nossa pesquisa está fundamentada na articulação teórica entre a Análise de Discurso (AD), de vertente materialista, fundada nos trabalhos de Michel Pêcheux, na década de 1960, na França, e a História das Ideias Linguísticas (HIL), projeto inicialmente coordenado, na década de 1980, por Sylvain Auroux, na França, e por Eni Orlandi, no Brasil. Ressaltamos que nos fundamentamos nessa articulação porque elas consistem no aparato teórico metodológico direcionado para descrever e interpretar, numa perspectiva discursiva e histórica, os processos de elaboração, instrumentalização e transmissão dos saberes metalinguísticos. (COLOMBAT et al, 2017). Além disso, o projeto AD/HIL da Universidade Federal do Piauí (UFPI) tem sido base para a institucionalização do curso Letras/Libras, no Brasil. Tomamos o material Libras em Contexto por entendermos que se trata de um instrumento linguístico importante no processo de gramatização da língua brasileira de sinais. Nosso gesto de leitura sobre o material será direcionado para as condições de produção do processo de gramatização da Libras, como também sobre os efeitos de sentidos na produção e formulação do material. Fizemos, desta forma, com o objetivo de delinear o processo de gramatização da Libras e sua relação com o sujeito Surdo, como também com o sujeito não surdo. Prosseguindo nosso gesto de leitura sobre o Libras em Contexto, analisamos sua formulação e produção para compreendermos seu discurso e os possíveis sentidos na formulação da metodologia produzida para o ensino da Libras. Por fim, fizemos recortes para analisarmos aspectos discursivos que o caracterizam como instrumento linguístico. |
URI: | https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/5093 |
Aparece nas coleções: | Mestrado Acadêmico em Letras (Dissertações) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertação_Ana Carolina Lovo Viana.pdf | 11,43 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.