Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/5103
Título: Polêmica interdiscursiva em comentários sobre o incentivo público à pesquisa: a questão das bolsas de estudo em páginas do facebook
Autor(es): Camanho, Marcia Regina de Souza
Palavras-chave: Análise do discurso
Polêmica Interdiscursiva
Discurso digital
CAPES
Bolsas de estudo
Data do documento: 2022
Citação: CAMANHO, Marcia Regina de Souza. Polêmica interdiscursiva em comentários sobre o incentivo público à pesquisa: a questão das bolsas de estudo em páginas do facebook. 2022.
Resumo: Os anúncios das portarias n° 18 e n° 20, de 20 de fevereiro, n° 21, de 26 de fevereiro, e n° 34, de 09 de março, todas do ano de 2020, da Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior –CAPES, que culminaram no processo de remodelação de concessão de bolsas de estudos, fez eclodir no Brasil, já polarizado politicamente, um embate: uns defendiam o processo, enquanto outros criticavam, com a alegação de que recursos seriam cortados. Esta dissertação identifica e descreve, em comentários de notícias veiculadas em páginas do Facebook, quatro posicionamentos: favorável à remodelação das bolsas; contrário à remodelação das bolsas; compreensivo à necessidade da remodelação das bolsas; e sem clareza quanto à necessidade da remodelação das bolsas; para analisar, em um momento posterior, a polêmica interdiscursiva entre formações discursivas(FDs)no campo das políticas públicas –a FD1, favorável ao governo do presidente Jair Bolsonaro, e a FD2, contrária ao governo–, sob a ótica da Análise do Discurso, fundamentando-se principalmente nos pressupostos teóricos de Dominique Maingueneau (2008), e tendo como base teórica complementar os estudos, de Marie-Anne Paveau (2021) acerca da web 2.0 e do discurso digital. O estudo visou observar as relações de sentido que podem apontar para a polêmica em funcionamento entre as duas formações discursivas. Com fundamento teórico e metodológico na noção de semântica global, proposta por Maingueneau (2008), foram realizadas análises a partir das regularidades linguísticas (e seus efeitos de sentido no discurso), do estatuto do enunciador e do destinatário (como o enunciador de cada FD atribui a si um lugar e como compreende o seu destinatário), do modo de enunciação (como a rede social possibilita que o tom dos enunciadores das FDs seja similar em alguns aspectos), do modo de coesão e da intertextualidade. Quanto ao corpus, a investigação se desenvolveu a partir de prints dos comentários com comentários respostas nas postagens de matérias de jornais das páginas do Facebook: G1, Carta Capital, Portal R7,Estadão e UOL, além da página CAPES_Oficial. O período recortado foi do dia 20/02/2020 até o dia 05/04/2020 e as postagens selecionadas foram as que continham comentários com respostas sobre a remodelação de concessão de bolsas de estudos após os anúncios das portarias da CAPES. O fato de os sujeitos, no ambiente digital, se colocarem na posição de cidadãos, como enunciadores que têm voz no debate público e que atuam mesmo que indiretamente nas decisões dos governantes, possibilita identificarmos a interincompreensão que emerge no embate entre as FDs através das suas regularidades enunciativas.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/5103
Aparece nas coleções:Mestrado Acadêmico em Letras (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Marcia Regina de Souza Camanho_Dissertação.pdf10,52 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.