Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/5133
Título: Daniel Munduruku: uma análise sobre desenvolvimento da Amazônia em cotejo com o pensamento culturalista de Celso Furtado
Autor(es): Silva, Álexy Rodrigo Lima da
Palavras-chave: Cultura do Brasil
Filologia política
Indígenas
Literatura engajada
Economia
Data do documento: 2023
Citação: SILVA, Álexy Rodrigo Lima da. Daniel Munduruku: uma análise sobre desenvolvimento da Amazônia em cotejo com o pensamento culturalista de Celso Furtado. 2023. 100 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Mestrado Acadêmico em Letras) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, 2023.
Resumo: Trata-se de realizar uma leitura de algumas obras literárias e teóricas de Daniel Munduruku, para detectar posturas presumivelmente coletivas sobre formas diferentes de explicar o que seja desenvolvimento, através da sua base cultural, mítica, teórica, reunindo diversas regiões do Brasil, fazendo do tema a nuclearização desta análise, com especial ênfase na região da amazônica, bem como utilizando a interpretação histórica do autorobjeto, e assim melhor detectar o seu projeto de futuro para levar os povos indígenas a influenciar decisivamente o planejamento econômico-culturalista do País como um todo. Cruza-se essa visão culturalista com a perspectiva econômico-culturalista de Celso Furtado. Os fundamentos metodológicos da dissertação ativaram tanto a visão do economista Celso Furtado, com quem foi traçado um cotejo analítico com o seu pensamento culturalista, tentando entrever aproximações e diferenças entre a sua propostas com a de Daniel Munduruku, ressaltando-se a perspectiva cultural amazônica resultante da leitura dos textos do indígena, que fornece a matriz a esta leitura cultural e política, promovendo com as suas ideias essa abordagem do tema do desenvolvimento, de modo que se veja como nuclearizada a análise econômicocultural de ambos os autores, dando especial ênfase a uma resultante crível para enfrentar o problema da desigualdade do Brasil como um todo. Obtém-se assim como resposta uma interpretação econômico-cultural de obras de Daniel Munduruku, a partir da aplicação do método político-cultural, de autores que se dedicaram a estudos com teorias tanto políticas como históricas ou culturais (Eagleton, Wiliams). A centralização do texto literário como base cultural, antes que das teses de Celso Furtado, utilizou-se da interpretação histórica engajada do autor, objeto da presente pesquisa, e assim obteve-se melhor a detecção do seu projeto de futuro, para levar os povos indígenas a influenciar decisivamente o planejamento econômico-culturalista do País como um todo.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/5133
Aparece nas coleções:Mestrado Acadêmico em Letras (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Álexy Dissertação v.final.pdf1,79 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.