Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/5134
Título: Escola Marizeti Mendes de Oliveira: uma história em contexto regional
Autor(es): Duquesme, Elaine Silva
Palavras-chave: Escola de Annales
História
Instituições escolares
História da educação
Data do documento: 2024
Citação: DUQUESME, E. S. Escola Marizeti Mendes de Oliveira: uma história em contexto regional. 2024. 38 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Vilhena, 2024
Resumo: A pesquisa “Escola Marizeti Mendes de Oliveira: uma história em contexto regional” foi desenvolvida especificamente como Trabalho de Conclusão de Curso. A escolha desta instituição educacional foi feita em razão da proximidade da autora e do orientador com esta instituição de ensino, ambos tendo conhecimento prévio de sua importância e do fato de já terem indícios de sua importância no contexto da história da educação em Vilhena. Dado que o objeto de investigação apresenta muitos aspectos, a diretriz metodológica escolhida foi da chamada Escola dos Annales, em razão das possibilidades de abertura a temas variados e de utilização de diferentes fontes sobre o passado. Embora a fonte principal para as análises do capítulo sobre a Escola Marizeti seja o seu Projeto Político Pedagógico, lançamos mão de livros, artigos acadêmicos, artigos de jornal, sites especializados entre outros documentos capazes de fornecer indícios do passado visado pela pesquisa. O problema básico de investigação inicial pode ser traduzido em duas questões: Que razões levaram à criação da Escola Marizeti Mendes de Oliveira? Como se deu essa criação? Os objetivos da pesquisa foram, então, conhecer as razões da criação dessa escola e como se deu essa criação. Por fim, se a resposta a essas duas questões podem indicar que a história da Escola Marizeti se inscreve efetivamente no contexto da história regional ou se sua criação se deveu quase exclusivamente por vontade política. Embora a vontade política não esteja descartada de todo, a pesquisa mostrou que de fato, a criação dessa escola se deu por razões histórico-sociais, devido ao crescimento populacional de Vilhena e a necessidade de atender a demanda crescente de alunos. O método expositivo adotado para este Trabalho de Conclusão de Curso parte dos aspecto mais amplos, ou seja, da história de Vilhena e se dirige para a construção da Escola Marizeti. Ao final, realiza incursos no que poderíamos chamar de Carta Constitutiva da escola, seu Projeto Político Pedagógico, pinçando elementos que possam ligar a história de Vilhena com a história dessa escola.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento Acadêmico de Ciências da Educação, da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Campus de Vilhena, como requisito final para obtenção do título de Licenciatura em Pedagogia. Orientador (a): Prof. Dr. Ivanor Luiz Guarnieri
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/5134
Aparece nas coleções:DACED/VHA. Licenciatura em Pedagogia (Trabalhos de Conclusão de Curso)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ELAINE SIVA DUQUESME TCC.pdfArquivo final1,11 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.