Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/5150
Título: Dicionários de Libras e seu funcionamento como instrumentos linguísticos
Autor(es): Silva, Fernanda Silveira Pereira da
Palavras-chave: História das Ideias Linguísticas
Análise de Discurso
Gramatização
Dicionário
Língua Brasileira de Sinais
Data do documento: 2023
Citação: SILVA, Fernanda Silveira Pereira da. Dicionários de Libras e seu funcionamento como instrumentos linguísticos. 2023. 86f.: il. Dissertação (Mestrado), Programa de Pós-Graduação Mestrado em Letras - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, 2023.
Resumo: Com base nos estudos desenvolvidos por Sylvain Auroux em seu livro “A revolução tecnológica da gramatização” de 1992, a gramatização de uma língua é “o processo que conduz a descrever e a instrumentar uma língua na base de duas tecnologias, que são ainda hoje os pilares de nosso saber metalinguístico: a gramática e o dicionário”. Quando pensamos na construção de uma gramática e/ou um dicionário, imediatamente atribuímos a questão do ensino, porém não é desta perspectiva que trataremos esses instrumentos neste trabalho, mas sim “do funcionamento deles na relação do sujeito com a sociedade na história” (Orlandi, 2001). Ainda são poucos os estudos sobre o processo de gramatização da Língua Brasileira de Sinais – Libras, então julgamos ser importante estarmos atentos a este movimento. Novos instrumentos linguísticos estão sendo constituídos, produzindo conhecimentos sobre essa língua. Portanto, nosso objetivo é compreender o funcionamento desses instrumentos linguísticos, em especificamente os dicionários. Nossas análises se baseiam sob o arcabouço teórico da História das Ideias Linguísticas em articulação com a Análise de Discurso Materialista, em particular nos autores Sylvain Auroux, Michel Pêcheux e Eni Orlandi. Nosso recorte parte de quatro dicionários, dois impressos e dois online, publicados no período de 2010 a 2020. Nossas análises nos possibilitam dizer que mesmo que o dicionário seja intitulado como Dicionário da Língua Brasileira de Sinais, há uma dominância da Língua Portuguesa escrita sobre a Libras, considerando que a maior parte das informações contidas nele, foi organizada partindo do conhecimento linguístico sobre a Língua Portuguesa. Essa é a “regra”, por assim dizer, na gramatização inicial das línguas, operada por transferência do conhecimento produzido sobre outra língua. Por exemplo, é a partir do conhecimento sobre o latim que foram feitas as gramáticas das línguas europeias e demais línguas do mundo no Renascimento. Temos, portanto, poucas informações linguísticas sobre a Libras nos instrumentos analisados.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/5150
Aparece nas coleções:Mestrado Acadêmico em Letras (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação versão final - Fernanda Silveira.pdf3,87 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.