Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/5152
Título: Trajetória de um homem Surdo: do campo ao curso de Pedagogia da Universidade Federal de Rondônia, Campus de Vilhena-RO
Autor(es): Martins, Valdir
Palavras-chave: Narrativas
Educação de surdos
Experiências de inclusão
Vivências
Data do documento: 2024
Citação: MARTINS, V. Trajetória de um homem Surdo: do campo ao curso de Pedagogia da Universidade Federal de Rondônia, Campus de Vilhena-RO. 2024. 42f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Vilhena, 2024
Resumo: A proposta deste estudo é uma reflexão sobre metodologias teórico-práticas, na trajetória e desafios de um homem surdo no processo educacional no campo, no início da década de 1980 e, posteriormente, na modalidade da Educação de Jovens e Adultos (EJA), na zona urbana, até o ensino superior. O estudo teve como objetivo geral narrar (autonarrativa) a trajetória de vida de um homem Surdo do campo, passando pela educação de jovens e adultos na zona urbana até se tornar acadêmico do curso de Pedagogia, na Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Campus de Vilhena. Os objetivos específicos foram constituídos, a saber: 1) Descrever processo de inclusão social e educacional de um homem Surdo; 2) Apontar práticas pedagógicas antigas e práticas pedagógicas inclusivas para ampliação do debate sobre educação de surdos; 3) Refletir sobre a educação de alunos surdos em vários níveis e modalidade de ensino, apresentando aspectos importantes na política de inclusão até o ensino superior e 4) Elencar alguns direitos e legislações voltados à inclusão de pessoas surdas na área educacional. Este trabalho é de cunho bibliográfico, por meio de uma abordagem de pesquisa qualitativa, sendo que a pesquisa tem o ambiente como fonte direta dos dados. O pesquisador mantém contato direto com o ambiente e o objeto de estudo em questão, sua própria narrativa. Os dados coletados nessas pesquisas são descritivos, retratando o maior número possível de elementos existentes na realidade estudada, por meio da autonarrativa.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento Acadêmico de Ciências da Educação, da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Campus de Vilhena, como requisito final para obtenção do título de Licenciatura em Pedagogia. Orientador (a): Profa. Ma. Fernanda Emanuele Souza de Azevedo
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/5152
Aparece nas coleções:DACED/VHA. Licenciatura em Pedagogia (Trabalhos de Conclusão de Curso)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Valdir Martins - versão final.pdfArquivo Final819,48 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.