Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/5170
Título: Estágio supervisionado na licenciatura em artes visuais: reflexão do ensino da arte com ênfase na abordagem triangular na Escola Estadual Barão do Solimões
Autor(es): Ramos, Maria Eloiza Oliveira
Palavras-chave: 1. Abordagem triangular.
2. Ensino da arte.
3. Estágio supervisionado.
4. Escola Barão do Solimões.
5. Licenciatura em artes visuais.
Data do documento: 2023
Citação: RAMOS, Maria Eloiza Oliveira. Estágio supervisionado na licenciatura em artes visuais: reflexão do ensino da arte com ênfase na abordagem triangular na Escola Estadual Barão do Solimões. 2024. 41f.: il. Monografia (Graduação em Artes Visuais) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, 2023.
Resumo: Neste trabalho busco refletir sobre a Abordagem Triangular no ambiente escolar. O objetivo é considerar esse método para a contribuição e o desenvolvimento do indivíduo no campo da arte educação. Como se sabe, o ensino da arte passou por várias modificações em seu currículo ao longo do tempo, essas modificações e construções serão refletidas a partir da vivência em sala de aula na E.E.E.F.M. BARÃO DO SOLIMÕES, durante o estágio obrigatório. Com a vivência podemos refletir sobre o ensino da arte e como é importante a alfabetização para a leitura de imagens, considerando o contexto histórico, social e cultural. Para obtermos resultado, se fez necessário a utilização de métodos qualitativos para esta pesquisa, sendo fundamental para definir a trajetória da pesquisadora ao longo da investigação. Entende-se que tal pesquisa supõe o contato direto com o ambiente e a situação de investigação para construir o objeto de estudo por meio de um processo de observação direta, diálogo com o sujeito, interpretação de uma constatação da realidade. Desta forma, meu trabalho tem como principal justificativa a grande importância da abordagem triangular no ambiente pedagógico brasileiro que permite aos professores de arte integrar, em sua prática, momentos de apreciação e leitura de imagens, analisando eles e praticando a arte individual. O trabalho é dividido em três tópicos. O primeiro trata do cenário da pesquisa, o segundo, sobre a formação de educadores sob a perspectiva de Paulo Freire e sobre o Paulo Freire na educação. E por fim, o terceiro tópico, trata sobre os resultados das entrevistas e as reflexões teóricas. E, finaliza com o resultado da pesquisa, que demonstrou, que a escola Barão de Solimões e as professoras de arte que foram observadas e entrevistadas estão conforme as considerações teóricas do ensino da arte e da abordagem triangular. No entanto, como a disciplina é considerada menos importante no currículo, elas enfrentam desafios para executar as sugestões metodológicas da Abordagem triangular. Porém, elas conseguem transmitir os conceitos de forma clara e envolvente para os alunos.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/5170
Aparece nas coleções:Artes Visuais (Monografias)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA LICENCIATURA EM ARTES VISUAIS-04_10_2023.docx (1) (1).pdf17,04 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.