Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/5189
Título: Educação e mídias: formação docente em cursos de Pedagogia da Universidade Federal de Rondônia
Autor(es): Silva, Luma de Oliveira
Palavras-chave: PPCs
Formação docente
Mídias
Pedagogia
Data do documento: 2024
Citação: SILVA, Luma de Oliveira. Educação e mídias: formação docente em cursos de Pedagogia da Universidade Federal de Rondônia. 2024. 98 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, 2024.
Resumo: Esta dissertação se insere na linha de pesquisa de formação docente e examina a intersecção entre mídia, tecnologia e educação, destacando sua relevância no atual cenário educacional. A integração das mídias digitais na educação oferece oportunidades para aprimorar o processo de ensino e aprendizagem. O objetivo geral da pesquisa consiste em analisar os discursos curriculares dos cursos de Pedagogia da Universidade Federal de Rondônia em relação ao uso das mídias na formação inicial de docentes. Os objetivos específicos incluem: discutir a relação entre mídias e educação no cenário educacional brasileiro no século XXI; apresentar as referências sobre o curso de mídias nos currículos dos departamentos acadêmicos; e analisar os discursos dos Projetos Político-Pedagógicos dos cursos de Pedagogia da UNIR. Os métodos escolhidos para esta pesquisa são documentais e bibliográficos com abordagem qualitativa, utilizando a estratégia de pesquisa descritiva. Considerando as restrições de tempo e o escopo desta pesquisa, optei por concentrar minha análise nos PPCs de Pedagogia da UNIR. Realizei uma investigação detalhada no site oficial da UNIR, focando especificamente na seção de graduação em Pedagogia. Nessa busca, coletei informações sobre os seis campi da instituição sendo eles: Ariquemes, Guajará-Mirim, Ji-Paraná, Porto Velho, Rolim de Moura e Vilhena. É fundamental ressaltar que a UNIR oferece o curso de Pedagogia em dois formatos em Porto Velho: Educação à Distância (EAD) e presencial. No entanto, durante a pesquisa, não foi possível localizar o PPC do curso EAD, e, por isso, ele não foi considerado na análise. Os resultados obtidos mostraram que os discursos documentados estão relacionados às estruturas de laboratórios, resultando em poucos discursos associados aos efeitos desses artefatos midiáticos na formação inicial de professores e professoras.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/5189
Aparece nas coleções:Mestrado Acadêmico em Educação (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO LUMA DE OLIVEIRA SILVA.pdf24,52 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.