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Título: O trabalho pedagógico com alunos em processo de avaliação das necessidades de aprendizagem na percepção da coordenação pedagógica
Autor(es): Pego, Aline Barbosa
Palavras-chave: Educação inclusiva
Coordenadora
Necessidades de aprendizagem
Avaliação
Data do documento: 2024
Citação: Pego, Aline Barbosa. O trabalho pedagógico com alunos em processo de avaliação das necessidades de aprendizagem na percepção da coordenação pedagógica. 2024. 56 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, 2024..
Resumo: Este trabalho tem como tema o trabalho pedagógico com alunos em processo de avaliação das necessidades de aprendizagem na percepção da coordenação pedagógica. A questão principal de investigação é: Qual a percepção da coordenação pedagógica de uma escola municipal de Ariquemes quanto ao trabalho pedagógico desenvolvido com alunos em processo de avaliação de necessidades de aprendizagem? Essa questão é relevante porque surgiu como interesse no convívio em um centro municipal de educação infantil, numa ocasião que uma mãe com uma filha com sinais de TEA, mas ainda não tinha um laudo para poder ter um cuidador. Posto isso, pesquisar no âmbito da educação infantil é de suma importância, pois é quando o aluno vai ter a primeira experiência com outras crianças, com o professor e com a aprendizagem. Delimita como objetivo geral analisar a percepção da coordenação pedagógica de uma escola municipal de Ariquemes sobre o trabalho pedagógico com alunos em processo de avaliação das necessidades de aprendizagem. Somado a isso, tem como objetivos específicos definir a percpectiva da educação inclusiva, apontar o papel do professor e da coordenação pedagógica na perspectiva inclusiva, identificar aspectos pedagógicos adequados ao processo de avaliação das necessidades de aprendizagem e apresentar a percepção da coordenação pedagógica em análise ao trabalho pedagógico desenvolvido com alunos em processo de avaliação das necessidades de aprendizagem. Para tanto, empregada a pesquisa de levantamento, que foi realizada numa escola no Município de Ariquemes/Rondônia, com uma coordenadora pedagógica. Para coleta de dados, utilizou-se entrevista interpretada por meio da análise de conteúdo. Tem-se como principais resultados e discussão: 1) Perfil da participante: na formação inicial da coordenadora, ela revela que não teve acesso ao conhecimento sobre a inclusão, apenas soube em uma disciplina de Libras. 2) Aluno em processo de avaliação das necessidades de aprendizagem: que o professor é a peça chave no processo de avaliação, pois é ele que identifica e relata para ela sobre um possível caso de investigação. 3) Planejamento de ensino e a prática pedagógica: a coordenadora diz que não há mudanças no planejamento do professor para esses alunos em processo de avaliação, pois não é nada concluído, por isso segue o mesmo planejamento dos demais. Espera-se oferecer uma contribuição ao campo da educação inclusiva e o papel da coordenadora pedagógica no suporte aos professores durante o processo de avaliação das necessidades de aprendizagem.
Descrição: Monografia apresentada ao curso de Graduação em Pedagogia da Universidade Federal de Rondônia – Campus Ariquemes, como requisito parcial para obtenção do título de Licenciatura em Pedagogia. Sob a orientação da Profa. Dra. Jacqueline Lidiane de Souza Prais.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/5212
Aparece nas coleções:DACED/ARQ. Pedagogia (TCCs)

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