Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/5223
Título: | Terminografia escolar: descrição de termos simples para elaboração de verbetes |
Autor(es): | Thiesen, Jean Henrique |
Palavras-chave: | Terminografia escolar Verbete Termos simpres |
Data do documento: | 2024 |
Citação: | THIESEN, J. H. Terminografia escolar: descrição de termos simples para elaboração de verbetes. 2024. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, 2024 |
Resumo: | Esta monografia tem o objetivo de descrever a natureza dos termos simples constituídos por meio da combinação de um radical seguido de uma vogal temática ou por meio da derivação prefixal e sufixal, com vistas à elaboração de verbetes para compor uma obra terminográfica que está sendo confeccionada por intermédio do projeto de pesquisa “Elaboração de um Glossário de Ciências da Natureza para estudantes dos Anos Finais do Ensino Fundamental”. Utilizamos princípios de divulgação científica, a fim de elaborarmos as definições em uma linguagem acessível aos estudantes, que precisam aprender conceitos complexos de novos termos. O referencial teórico se sustenta nos princípios da Terminologia, da Terminografia e da Morfologia Lexical que fornecem uma base sólida para a compreensão e análise do objeto de estudo desta monografia. Em termos metodológicos, o estudo é de natureza qualitativa visando a explorar em profundidade a natureza estrutural e conceitual dos termos simples e o tipo de pesquisa utilizado é o descritivo-analítico, pois empregamos métodos terminográficos específicos ao estruturar a obra para o público escolar. Os procedimentos metodológicos aplicados foram: (i) revisão teórica, que incluiu análise de estudos anteriores e teorias relevantes sobre termos simples; (ii) coleta de dados primários por meio de análise de textos de especialistas no campo terminológico; (iii) coleta e análise dos dados coletados; (iv) elaboração de fichas terminográficas e verbetes. Os resultados da pesquisa indicam que a escrita de verbetes para criação de um glossário escolar é fundamental para estudantes ampliarem a competência comunicativa com referência à linguagem científica e técnica, pois, por intermédio de um produto didático adequado às singularidades linguísticas, o estudante poderá pesquisar e aprender os conceitos de forma adequada. Portanto, materiais didáticos de natureza terminológica, quando elaborados com o propósito de atender às singularidades linguísticas do público-alvo selecionado, podem contribuir para aprendizagem de conceitos científicos. |
Descrição: | Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento Acadêmico de Estudos Linguísticos e Literários, da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Campus de Vilhena, como requisito final para obtenção do título de Licenciatura em Letras. Orientador (a): Profa. Dra. Rebeka da Silva Aguiar |
URI: | https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/5223 |
Aparece nas coleções: | DAELL/VHA. Licenciatura em Letras/Português (Trabalhos de Conclusão de Curso) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC FINAL- 08 DE ABRIL-Jean fim (3).docx | 954,72 kB | Microsoft Word XML | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.