Please use this identifier to cite or link to this item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/5223
Title: Terminografia escolar: descrição de termos simples para elaboração de verbetes
Authors: Thiesen, Jean Henrique
Keywords: Terminografia escolar
Verbete
Termos simpres
Issue Date: 2024
Citation: THIESEN, J. H. Terminografia escolar: descrição de termos simples para elaboração de verbetes. 2024. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, 2024
Abstract: Esta monografia tem o objetivo de descrever a natureza dos termos simples constituídos por meio da combinação de um radical seguido de uma vogal temática ou por meio da derivação prefixal e sufixal, com vistas à elaboração de verbetes para compor uma obra terminográfica que está sendo confeccionada por intermédio do projeto de pesquisa “Elaboração de um Glossário de Ciências da Natureza para estudantes dos Anos Finais do Ensino Fundamental”. Utilizamos princípios de divulgação científica, a fim de elaborarmos as definições em uma linguagem acessível aos estudantes, que precisam aprender conceitos complexos de novos termos. O referencial teórico se sustenta nos princípios da Terminologia, da Terminografia e da Morfologia Lexical que fornecem uma base sólida para a compreensão e análise do objeto de estudo desta monografia. Em termos metodológicos, o estudo é de natureza qualitativa visando a explorar em profundidade a natureza estrutural e conceitual dos termos simples e o tipo de pesquisa utilizado é o descritivo-analítico, pois empregamos métodos terminográficos específicos ao estruturar a obra para o público escolar. Os procedimentos metodológicos aplicados foram: (i) revisão teórica, que incluiu análise de estudos anteriores e teorias relevantes sobre termos simples; (ii) coleta de dados primários por meio de análise de textos de especialistas no campo terminológico; (iii) coleta e análise dos dados coletados; (iv) elaboração de fichas terminográficas e verbetes. Os resultados da pesquisa indicam que a escrita de verbetes para criação de um glossário escolar é fundamental para estudantes ampliarem a competência comunicativa com referência à linguagem científica e técnica, pois, por intermédio de um produto didático adequado às singularidades linguísticas, o estudante poderá pesquisar e aprender os conceitos de forma adequada. Portanto, materiais didáticos de natureza terminológica, quando elaborados com o propósito de atender às singularidades linguísticas do público-alvo selecionado, podem contribuir para aprendizagem de conceitos científicos.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento Acadêmico de Estudos Linguísticos e Literários, da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Campus de Vilhena, como requisito final para obtenção do título de Licenciatura em Letras. Orientador (a): Profa. Dra. Rebeka da Silva Aguiar
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/5223
Appears in Collections:DAELL/VHA. Licenciatura em Letras/Português (Trabalhos de Conclusão de Curso)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC FINAL- 08 DE ABRIL-Jean fim (3).docx954,72 kBMicrosoft Word XMLView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.