Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/5224
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorGonçalves, Micaelen Chuma-
dc.date.accessioned2024-04-15T14:36:15Z-
dc.date.available2024-04-15T14:36:15Z-
dc.date.issued2024-
dc.identifier.citationGONÇALVES, Micaelen Chuma. Ensino e aprendizagem: contribuições da Teoria Histórico-Cultural para a educação escolar. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras), Fundação Universidade Federal de Rondônia, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/5224-
dc.description.abstractEste artigo apresenta um estudo referente à Teoria Histórico-Cultural e educação escolar, a qual considera a instrução do ser humano visando seu deselvolvimento psíquico e social. O método utilizado foi um estudo bibliográfico, com sínteses e considerações relativas a temática. Tem como objetivo geral identificar contribuições da Teoria Histórico-Cultural para os avanços da educação escolar, apoiando-se nos seguintes objetivos específicos: apresentar os principais conceitos e pressupostos da Teoria Histórico-Cultural; considerar possibilidades de contribuição desse referencial para o processo de ensino e aprendizagem. A pesquisa norteou-se pela seguinte questão: De que modo estudos relativos à Teoria Histórico-Cultural podem contribuir para o avanço da educação escolar? O referencial teórico-metodológico proposto nesse trabalho fundamenta-se no Materialismo Histórico-Dialético, conforme consideram Vigotski (2003; 2009); Duarte (2003; 2004; 2013); Prestes (2012); Pasqualini (2016), Chaves (2020), Garcia (2021), dentre outros. Com base nessas referências, entendemos que a perspectiva histórico-cultural é capaz de fundamentar proposições teórico-metodológicas para o avanço do ensino e da aprendizagem, no sentido de desenvolver os escolares em suas máximas potencialidades humanas.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Micaelen Gonçalves (micaelengoncalves@outlook.com) on 2024-04-09T22:51:03Z No. of bitstreams: 1 TCC_Micaelen_Banca.docx: 54659 bytes, checksum: 17a5e92f22f070c7e86772d707ba53e2 (MD5)en
dc.description.provenanceRejected by Marília Assunção (marilia.rodrigues@unir.br), reason: Bom dia! Prezada Acadêmica, Falta inserir no TCC (versão final), a ficha catalográfica e a ata de aprovação e também fazer correção das referências bibliográfica conforme a vigente NBR 6023. on 2024-04-11T14:16:40Z (GMT)en
dc.description.provenanceSubmitted by Micaelen Gonçalves (micaelengoncalves@outlook.com) on 2024-04-15T14:33:04Z No. of bitstreams: 1 TCC_Micaelen_Banca.pdf: 419866 bytes, checksum: 0ff1ba8275d31813016524ac4b9f4353 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Marília Assunção (marilia.rodrigues@unir.br) on 2024-04-15T14:36:15Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC_Micaelen_Banca.pdf: 419866 bytes, checksum: 0ff1ba8275d31813016524ac4b9f4353 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-04-15T14:36:15Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC_Micaelen_Banca.pdf: 419866 bytes, checksum: 0ff1ba8275d31813016524ac4b9f4353 (MD5) Previous issue date: 2024en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectTeoria Histórico-Culturalpt_BR
dc.subjectEducação Escolarpt_BR
dc.subjectCulturapt_BR
dc.titleEnsino e aprendizagem: contribuições da Teoria Histórico-Cultural para a educação escolarpt_BR
dc.typeArticlept_BR
Aparece nas coleções:DACL/GM. Graduação em Letras ( Monografias e Artigos)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_Micaelen_Banca.pdf410,03 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.