Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/524
Título: Estratégias para implantação de um sistema de gestão ambiental em indústria de produtos de limpeza
Autor(es): Silva, Luiz Enrik Cardoso Tavares Pereira
Palavras-chave: Gestão ambiental
ISO 14001
Micro empresa
Data do documento: 29-Jun-2015
Citação: SILVA, Luiz Enrik Cardoso Tavares Pereira. Estratégias para implantação de um sistema de gestão ambiental em indústria de produtos de limpeza. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) - Universidade Federal de Rondônia, Cacoal, 2015.
Resumo: Ainda que a preocupação com o meio ambiente esteja voltada para as empresas de grande porte, as micros e pequenas empresas contribui significadamente com os impactos ambientais, pois atualmente existem cerca de 9 milhões de micro e pequenas empresas no País, as quais representam 99,2% de todas empresas constituídas, uma vez que 60% dos empregados pertencem a essa classe (SEBRAE, 2014). Dessa forma, o sistema de gestão ambiental (SGA) pode ser uma das alternativa para as empresas que pretende minimizar os impactos ambientais e maximizando sua gestão empresarial. O presente artigo abordará os caminhos e estratégias que podem viabilizar a implantação de um sistema de gestão ambiental nas micro e pequenas empresas, tendo como base o caso de uma indústria de produtos de limpeza na cidade de Cacoal, Rondônia. Com a metodologia de natureza básica e sua abordagem qualitativa de cárter exploratório, o objetivo geral do artigo é: estabelecer diretrizes passíveis de serem adotadas na empresa objeto de estudo com vistas à implantação da SGA, e os objetivos secundários são a verificação de modelos relativos ao sistema de gestão ambiental (SGA) com enfoque na ISO 14001 e EMAS e a identificação de estratégias para implantação em micro e pequenas empresas no município de Cacoal-RO.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Universidade Federal de Rondônia Câmpus Prof. Francisco Gonçalves Quiles, Departamento de Ciências Contábeis, como parte das exigências para obtenção do título de Bacharel em Ciências Contábeis. Orientadora: Professora Dra. Eleonice de Fátima Dal Magro.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/524
Aparece nas coleções:DACC/CAC. Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCCCCCCC.pdf277,12 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador