Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/530
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Santos, Claudinéia Ferreira dos | - |
dc.date.accessioned | 2016-04-06T18:00:04Z | - |
dc.date.available | 2016-04-06T18:00:04Z | - |
dc.date.issued | 2015-06-26 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Claudinéia Ferreira dos. A educação no campo e a pedagogia da alternância como agente de transformação social para seus educandos: o caso EFA Itapirema de Ji-Paraná, Rondônia. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) - Universidade Federal de Rondônia, Cacoal, 2015. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/530 | - |
dc.description | Artigo Científico apresentado à Universidade Federal de Rondônia – UNIR – Câmpus Professor Francisco Gonçalves Quiles como requisito para obtenção do grau de bacharel em Ciências Contábeis. Orientador: Me. Charles Carminati de Lima | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho teve como finalidade identificar o papel da Escola Família agrícola Itapirema com vistas ao enfrentamento nos desafios sociais. A EFA é um Centro de Educação Profissional de nível técnico que busca a promoção do desenvolvimento rural sustentável. Em termos conceituais, o trabalho discute a temática da educação rural, a Pedagogia da Alternância, nas escolas famílias- agrícolas no Brasil. A pesquisa de campo foi realizada na Escola Família Agrícola – EFA localizada no município de Ji-Paraná – Rondônia. Utilizou-se o método dedutivo, com abordagem qualitativa, por meio de análise do projeto curricular do curso técnico em agropecuária. Aplicou-se entrevista com os professores ministrantes do curso e os educandos concluintes de 2015. Como principais resultados, pode se observar a opção predominante dos estudantes pela EFA que se justifica pelo fato da escola oferecer um curso técnico de preparo profissional e de auxílio aos desafios sociais de produção rural. A pesquisa possibilitou uma visão da carência de investimentos em infra-estrutura e materiais pedagógicos, fatores estes que prejudicam a melhoria do ensino.Segundo os professores, a Pedagogia da Alternância carece de experimentações, práticas da vivência profissional. Constatou-se por fim que a relação do ensino da Escola família Agrícola com seus professores e educandos, são os 4 pilares básicos da escola: a formação integral, o desenvolvimento do meio, a alternância e associação local. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Leonel Santos (gandeleo@unir.br) on 2016-04-06T01:18:13Z No. of bitstreams: 1 TCC OK.pdf: 338527 bytes, checksum: 01dc985ab80a5256e2cbb96dd9324549 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Leonel Santos (gandeleo@unir.br) on 2016-04-06T17:46:28Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC OK.pdf: 338527 bytes, checksum: 01dc985ab80a5256e2cbb96dd9324549 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Leonel Santos (gandeleo@unir.br) on 2016-04-06T17:59:07Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC OK.pdf: 338527 bytes, checksum: 01dc985ab80a5256e2cbb96dd9324549 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2016-04-06T18:00:04Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC OK.pdf: 338527 bytes, checksum: 01dc985ab80a5256e2cbb96dd9324549 (MD5) Previous issue date: 2015-06-26 | en |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Educação rural | pt_BR |
dc.subject | Pedagogia | pt_BR |
dc.subject | Formação técnica | pt_BR |
dc.title | A educação no campo e a pedagogia da alternância como agente de transformação social para seus educandos: o caso EFA Itapirema de Ji-Paraná, Rondônia | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | DACC/CAC. Trabalhos de Conclusão de Curso |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC OK.pdf | 330,59 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
Ferramentas do administrador