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dc.contributor.authorSantos, Claudinéia Ferreira dos-
dc.date.accessioned2016-04-06T18:00:04Z-
dc.date.available2016-04-06T18:00:04Z-
dc.date.issued2015-06-26-
dc.identifier.citationSANTOS, Claudinéia Ferreira dos. A educação no campo e a pedagogia da alternância como agente de transformação social para seus educandos: o caso EFA Itapirema de Ji-Paraná, Rondônia. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) - Universidade Federal de Rondônia, Cacoal, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/530-
dc.descriptionArtigo Científico apresentado à Universidade Federal de Rondônia – UNIR – Câmpus Professor Francisco Gonçalves Quiles como requisito para obtenção do grau de bacharel em Ciências Contábeis. Orientador: Me. Charles Carminati de Limapt_BR
dc.description.abstractEste trabalho teve como finalidade identificar o papel da Escola Família agrícola Itapirema com vistas ao enfrentamento nos desafios sociais. A EFA é um Centro de Educação Profissional de nível técnico que busca a promoção do desenvolvimento rural sustentável. Em termos conceituais, o trabalho discute a temática da educação rural, a Pedagogia da Alternância, nas escolas famílias- agrícolas no Brasil. A pesquisa de campo foi realizada na Escola Família Agrícola – EFA localizada no município de Ji-Paraná – Rondônia. Utilizou-se o método dedutivo, com abordagem qualitativa, por meio de análise do projeto curricular do curso técnico em agropecuária. Aplicou-se entrevista com os professores ministrantes do curso e os educandos concluintes de 2015. Como principais resultados, pode se observar a opção predominante dos estudantes pela EFA que se justifica pelo fato da escola oferecer um curso técnico de preparo profissional e de auxílio aos desafios sociais de produção rural. A pesquisa possibilitou uma visão da carência de investimentos em infra-estrutura e materiais pedagógicos, fatores estes que prejudicam a melhoria do ensino.Segundo os professores, a Pedagogia da Alternância carece de experimentações, práticas da vivência profissional. Constatou-se por fim que a relação do ensino da Escola família Agrícola com seus professores e educandos, são os 4 pilares básicos da escola: a formação integral, o desenvolvimento do meio, a alternância e associação local.pt_BR
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dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-04-06T18:00:04Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC OK.pdf: 338527 bytes, checksum: 01dc985ab80a5256e2cbb96dd9324549 (MD5) Previous issue date: 2015-06-26en
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEducação ruralpt_BR
dc.subjectPedagogiapt_BR
dc.subjectFormação técnicapt_BR
dc.titleA educação no campo e a pedagogia da alternância como agente de transformação social para seus educandos: o caso EFA Itapirema de Ji-Paraná, Rondôniapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:DACC/CAC. Trabalhos de Conclusão de Curso

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