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dc.contributor.authorLopes, Telma de Souza-
dc.date.accessioned2024-05-09T17:10:33Z-
dc.date.available2024-05-09T17:10:33Z-
dc.date.issued2024-04-
dc.identifier.citationLOPES. Telma Souza. Formação e ação docente quanto ao uso pedagógico de tecnologias emergentes na educação infantil: uma investigação histórico-cultural em escolas públicas de Porto Velho/RO. 176f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/5331-
dc.description.abstractA partir de pressupostos da Teoria Histórico-Cultural, defende-se que as ferramentas tecnológicas sejam concebidas como resultado do processo histórico de elaboração da cultura humana. Isso porque as denominadas Tecnologias Emergentes (TE) passam a compor a vida das pessoas com muita intensidade, o que não se restringe à infância. Nesse contexto, esta pesquisa objetivou analisar as relações entre os processos formativos e as práticas de professores da Educação Infantil (EI) no que se refere ao uso pedagógico de TE. Tratou-se de uma pesquisa de abordagem dialética, do tipo exploratória, realizada em duas escolas públicas da cidade de Porto Velho/RO. Adotou-se como instrumento de coleta de dados a entrevista semiestruturada, combinando perguntas abertas e fechadas, aplicada entre os dias 09 e 16 de novembro de 2023, com seis professoras atuantes em turmas de Pré-II, sendo três de cada escola. O estudo se justificou pela relevância de se desenvolverem mais pesquisas relacionadas à temática na região Norte do Brasil, em especial, nessa etapa da Educação Básica, pois pouco se pesquisa sobre o uso de TE na EI. A pesquisa adotou como referencial a Teoria Histórico-Cultural, fundamentalmente, em pressupostos de L. S. Vigotski e D. B. Elkonin sobre o desenvolvimento infantil, assim como estudos de pós-vigotskianos contemporâneos e investigações recentes acerca da relação educação-tecnologia. Para a sistematização e análise dos dados, definiu-se a unidade de ánalise “Relação entre a formação e a prática de professoras da Educação Infantil mediante o uso pedagógico de Tecnologias Emergentes em Porto Velho/RO”, dividida em dois eixos analíticos: 1. Contexto da formação das professoras de Educação Infantil em Porto Velho/RO; e 2. Organização do ensino e ação docente na Educação Infantil, com foco no uso pedagógico de Tecnologias Emergentes em Porto Velho/RO. O primeiro eixo foi apoiado pelas abstrações auxiliares ‘Formação inicial’ e ‘Formação continuada’. O segundo pelas abstrações ‘Práticas pedagógicas mediante o uso de Tecnologias Emergentes e ‘Condições objetivas e subjetivas do trabalho docente no que se refere ao uso pedagógico de Tecnologias Emergentes’. Os resultados, oriundos das falas das seis professoras, indicam que em, sua formação inicial, não receberam conteúdos e nem tiveram experiências com as TE, pois se formaram em uma época em que pouco se utilizava e se falava sobre tecnologias digitais, ou smpartphones, por exemplo. Entre elas, três apenas citam nomes de autores e de teorias, mas não demonstram uso efetivo na prática pedagógica. Em termos de Formação continuada, duas não participaram de nenhuma ação voltada ao uso pedagógico TE, enquanto quatro afirmaram ter participado, contudo, segundo elas, tratou-se “de algo mais técnico e não especificamente pedagógico”. Em relação à prática pedagógica, todas consideram relevante incluir as TE na escola, pois é ludico, as crianças se sentem motivadas e muitas delas já as utilizam em casa. Quanto ao uso de aplicativos educativos, três docentes utilizam e uma delas afirmou que tal uso “trabalha memória e aprendizagem”. Há uma nítida diferença sobre as condições de trabalho comparando as duas escolas. Em uma delas, todas as docentes utilizavam SmarTV e notebooks e na outra nenhuma das professoras pode trabalhar com TE, pois não existe qualquer tipo de ferramenta tecnológica na escola. Frente à experiência no período pândemico, compreendem que as TE possibilitaram uma diversidade a mais de atividades pedagógicas e que essas devem ser mantidas na rotina pedagógica da escola. Conclui-se que as docentes possuem compreensão da importância do uso pedagógico das TE na EI, mas não receberam formação para tal, sinalizando necessidade de formação continuada e de melhores condições estruturais nas escolas públicas para se concretizar ações pedagógicas com TE na EIpt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Telma de Souza Lopes (telminharo2012@gmail.com) on 2024-05-09T14:22:25Z No. of bitstreams: 1 Telma_de_Souza_Lopes_2.pdf: 1894589 bytes, checksum: d5b6eb994d79c6557bc094a3d8e22ec2 (MD5)en
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dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEducação Infantilpt_BR
dc.subjectTecnologias Emergentespt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectAção docentept_BR
dc.subjectTeoria Histórico-Culturalpt_BR
dc.titleFormação e ação docente quanto ao uso pedagógico de tecnologias emergentes na educação infantil: uma investigação histórico-cultural em escolas públicas de Porto Velho/ROpt_BR
dc.typedissertacaopt_BR
dc.description.abstract2Based on assumptions from Cultural-Historical Theory, it is argued that technological tools must be conceived as a result of the elaboration of human culture historical process. This is because the so-called Emerging Technologies (ET) start to make up people’s lives with great intensity, including to childhood. In this context, this research aimed to analyze the relation between the teaching education processes and the teaching practices on Early Childhood Education (ECE) regarding the ET pedagogical use. This was exploratory research with a dialectical approach, carried out in two public schools in the city of Porto Velho, Rondônia State. The semi-structured interview was adopted as a data collection instrument, combining open and closed questions, applied between the 2023’s November 9th and 16th, to six teachers working in Pre-II classes, three from each school. The study is justified by the relevance of developing more research related to this topic in the Northern region of Brazil, especially at this stage of Basic Education, because there is a few quantity research on the use of ET in ECE. The research adopted the Cultural-Historical Theory as a reference, fundamentally on L. S. Vigotski and D. B. Elkonin’s assumptions about child development, as well studies by contemporary post-vigotskians and recent investigations into the education-technology relations. For the data systematization and analysis, it was created the analysis unit “Relationship between the teacher education and teaching practice on Early Childhood Education through the pedagogical use of Emerging Technologies in Porto Velho/RO”, divided into two analytical axes: 1. Context of the teacher education for Early Childhood Education teachers in Porto Velho/RO; and 2. Organization of teaching and teaching action in Early Childhood Education, focusing on the pedagogical use of Emerging Technologies in Porto Velho/RO. The first axis was supported by the auxiliary abstractions ‘Initial teacher education’ and ‘Continued teacher education’. The second for the abstractions ‘Pedagogical practices through the use of Emerging Technologies and ‘Objective and subjective conditions of teaching work with regard to the pedagogical use of Emerging Technologies’. The results, coming from the six teacher speeches, indicate that, in their initial teacher education, they did not receive content or have any experience with ET, as they graduated at a time when wasn’t used or talked about digital technologies, like the smartphones, for example. Among them, three only mention the names of authors and theories, but do not demonstrate effective use in pedagogical practice. In terms of continuing teacher education, two did not participate in any action aimed at the pedagogical use of ET, while four stated that they had participated, however, according to them, it was “something more technical and not specifically pedagogical”. In relation to pedagogical practice, all of them consider important to include ET at school, as it is fun for kids, children feel motivated and many of them already use them at home. Regarding the use of educational apps, three teachers use them and one of them stated that such use “works memory and learning”. There is a clear difference in working conditions when comparing the two schools. In one, all the teachers uses SmarTV and notebooks and in the other none of the teachers could work with TE, as there isn’t any technological tool at the school. Given their experience during the pandemic period, they understand that ET enabled an additional diversity of pedagogical activities and that these must be maintained in the school’s pedagogical routine. It is concluded that teachers understand the importance of pedagogical use of ET in ECE, but have not received teacher education to do so, signaling the need for continued teacher education and better structural conditions in public schools to implement pedagogical actions with ET in ECE.pt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado Acadêmico em Educação (Dissertações)

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