Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/5332
Título: Relação professor-aluno: vivências e reflexões a partir do programa de residência pedagógica
Autor(es): Ponhe, Elizana Domingos
Palavras-chave: PRP
Relação professor-aluno
Afetividade
Aprendizagem
Desenvolvimento cognitivo
Data do documento: 9-Abr-2024
Citação: PONHE, Elizana Domingos. Relação professor-aluno: vivências e reflexões a partir do programa de residência pedagógica. 2024. 22f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras), Fundação Universidade Federal de Rondônia, 2024.
Resumo: O presente artigo é resultado observações, vivências e análises durante o Programa de Residência Pedagógica (PRP), realizado no período de 2022 a 2024, no Instituto Estadual de Educação Paulo Saldanha em Guajará-Mirim, Rondônia. Teve como objetivo geral analisar a importância da relação professor-aluno no processo de ensino e aprendizagem. A pesquisa bibliográfica e de campo, com abordagem qualitativa, constituiu-se, tendo como referencial teórico elaborações de autores como Freire (2017), Wallon (1968), Vigotski (1989; 2009a; 2009b), Duarte (2013), Piaget (1976), Freud (1976), dentre outros. Dos estudos, vivências e reflexões, foi possível identificar, como resultado, que as emoções participam ativamente do desenvolvimento cognitivo, o que leva ao entendimento de que a relação professor-aluno deve ser de empatia, respeito e comprometimento, no sentido de contribuir para o avanço do ensino e da aprendizagem.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/5332
Aparece nas coleções:DACL/GM. Graduação em Letras ( Monografias e Artigos)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_Artigo Elizana.pdfArtigo científico653,48 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.