Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/5332
Título: | Relação professor-aluno: vivências e reflexões a partir do programa de residência pedagógica |
Autor(es): | Ponhe, Elizana Domingos |
Palavras-chave: | PRP Relação professor-aluno Afetividade Aprendizagem Desenvolvimento cognitivo |
Data do documento: | 9-Abr-2024 |
Citação: | PONHE, Elizana Domingos. Relação professor-aluno: vivências e reflexões a partir do programa de residência pedagógica. 2024. 22f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras), Fundação Universidade Federal de Rondônia, 2024. |
Resumo: | O presente artigo é resultado observações, vivências e análises durante o Programa de Residência Pedagógica (PRP), realizado no período de 2022 a 2024, no Instituto Estadual de Educação Paulo Saldanha em Guajará-Mirim, Rondônia. Teve como objetivo geral analisar a importância da relação professor-aluno no processo de ensino e aprendizagem. A pesquisa bibliográfica e de campo, com abordagem qualitativa, constituiu-se, tendo como referencial teórico elaborações de autores como Freire (2017), Wallon (1968), Vigotski (1989; 2009a; 2009b), Duarte (2013), Piaget (1976), Freud (1976), dentre outros. Dos estudos, vivências e reflexões, foi possível identificar, como resultado, que as emoções participam ativamente do desenvolvimento cognitivo, o que leva ao entendimento de que a relação professor-aluno deve ser de empatia, respeito e comprometimento, no sentido de contribuir para o avanço do ensino e da aprendizagem. |
URI: | https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/5332 |
Aparece nas coleções: | DACL/GM. Graduação em Letras ( Monografias e Artigos) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_Artigo Elizana.pdf | Artigo científico | 653,48 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.