Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/5334
Título: A história e o mosaico linguístico-cultural do bairro Triângulo, em Guajará-Mirim/RO, na fronteira Brasil/Bolívia
Autor(es): Santos, Rosemery Tavares dos
Palavras-chave: Sociolinguística
Bairro Triângulo
História
Data do documento: 2024
Citação: SANTOS, Rosemery Tavares dos. A história e o mosaico linguístico-cultural do bairro Triângulo, em Guajará-Mirim/RO, na fronteira Brasil/Bolívia. 2024. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras), Fundação Universidade Federal de Rondônia, 2024.
Resumo: Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa sobre o processo de constituição da história e do mosaico linguístico-cultural do bairro Triângulo, no município de Guajará-Mirim/RO, na fronteira Brasil/Bolívia. A pesquisa foi norteada pelo seguinte questionamento: de que forma ocorreu o processo de constituição da história e do mosaico linguístico-cultural do bairro Triângulo, na área ribeirinha urbana do município de GuajaráMirim/RO, na fronteira Brasil/Bolívia? O objetivo geral do estudo é investigar processo de constituição da história e do mosaico linguístico-cultural do referido bairro. Os objetivos específicos foram: registrar alguns aspectos constituidores da história do bairro triângulo, em Guajará-Mirim/RO; identificar alguns aspectos constituidores do mosaico linguístico-cultural do bairro triângulo, em Guajará-Mirim/RO; descrever alguns aspectos constituidores do mosaico linguístico-cultural do bairro triângulo, em Guajará-Mirim/RO; analisar alguns aspectos constituidores do mosaico linguístico-cultural do bairro triângulo, em Guajará-Mirim/RO; e contribuir para a construção de registro das identidades linguísticas e culturais de moradores do bairro. O estudo do tema se justifica, porque o Triângulo é um dos bairros mais antigos do município de Guajará-Mirim/RO e, ao longo dos anos, foi sendo ocupado por imigrantes europeus e bolivianos, migrantes nordestinos, negros provenientes do Vale do Guaporé, populações rurais-ribeirinhas provenientes das reservas extrativistas e indígenas de diversas etnias, sendo, portanto, um espaço multicultural e plurilinguístico, que precisa ser investigado e registrado. A pesquisa, do tipo bibliográfica, com abordagem qualitativa, foi desenvolvida no período de fevereiro a novembro de 2023 e de janeiro a março de 2024. Para subsidiar esta pesquisa, utilizamos como aporte teórico os estudos de: Alkmin (2009); Bagno (2007; 2017); Bonnici (2005); Burke (2003); Canclini (2006); Cesário e Votre (2011); Coser (2005); Freitag (2014); Gil (2002; 2008); Laraia (2001); Mollica e Braga (2012); Mollica e Ferrarezi Jr. (2016); Monteiro (2000); Santos (2006); Weinreich et al. (2006), dentre outros. Os resultados desta investigação possibilitaram a identificação e registro de alguns aspectos constituidores da história e do mosaico linguístico-cultural do bairro Triângulo e a compreensão de que as formações históricas, linguísticas e culturais do referido bairro expressam os saberes, os modos de vida e as práticas sociais e as condições socioeconômicas dos moradores.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/5334
Aparece nas coleções:DACL/GM. Graduação em Letras ( Monografias e Artigos)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_ROSEMERY_VERSÃO FINAL REVISADA.pdfTCC_Rosemery577,7 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.