Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/542
Título: A percepção dos profissionais contábeis públicos diante da nova contabilidade aplicada ao setor público
Autor(es): Silva, Esvânia da
Palavras-chave: Contabilidade pública
Patrimônio público
Normas brasileiras de contabilidade
Data do documento: 26-Jun-2015
Citação: SILVA, Esvânia da. A percepção dos profissionais contábeis públicos diante da nova contabilidade aplicada ao setor público. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) - Universidade Federal de Rondônia, Cacoal, 2015.
Resumo: Desde o ano de 2008, o Brasil anunciou que realizaria a convergência das Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público (NBCASPs) aos padrões internacionais de contabilidade. O ano de 2014 foi definido como o prazo final para implantação integral dos procedimentos patrimoniais específicos e a partir do ano de 2015 os entes públicos estão obrigados a adequarem-se aos novos padrões estabelecidos quanto aos seus procedimentos contábeis. A Secretaria do Tesouro Nacional visando aperfeiçoar os procedimentos e normas reedita anualmente o Manual de Contabilidade Aplicado ao Setor Público para nortear os profissionais que atuam nos entes que devem seguir os parâmetros das NBCASPs. Nesse contexto, o presente trabalho teve como objetivo analisar a percepção dos profissionais da área contábil pública, quanto à implantação e implementação da nova Contabilidade Aplicada ao Setor Público nas prefeituras municipais do Estado de Rondônia. Como metodologia foi utilizada uma abordagem qualitativa, a qual foi dividida em pesquisa bibliográfica e de campo, sendo que na pesquisa de campo aplicou-se um questionário aos profissionais contábeis que atuam nas prefeituras do Estado de Rondônia, o qual foi encaminhado via e-mail. Quantos aos resultados, apesar das dificuldades encontradas pelos profissionais, como falta de pessoal e apoio do gestor, estes têm buscado atender a legislação, principalmente no cumprimento dos prazos estabelecidos para implantação das normas. Quanto aos procedimentos patrimoniais relativos aos bens de uso comum e a implantação do Sistema de Informação de Custos ainda tem muito a realizar, sendo que este último ainda encontra-se em fase de estudos técnicos.
Descrição: Artigo Científico apresentado à Fundação Universidade Federal de Rondônia – UNIR – Câmpus Professor Francisco Gonçalves Quiles como requisito para a obtenção do grau de Bacharel em Ciências Contábeis/Controladoria. Orientadora: Profa. Ma. Ellen Cristina de Matos.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/542
Aparece nas coleções:DACC/CAC. Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC ESVANIA.pdf380,79 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador