Use este identificador para citar ou criar um link para este item: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/595
Título: Políticas públicas e o meio ambiente: um estudo exploratório sobre a destinação final dos resíduos sólidos do município de Cacoal/RO
Autores: Medina, Marcela Alves
Palavras-chave: Ciências contábeis
Meio ambiente
Resíduos sólidos
Políticas públicas
Data de publicação: 26-Jun-2015
Citação: MEDINA, Marcela Alves. Políticas públicas e o meio ambiente: um estudo exploratório sobre a destinação final dos resíduos sólidos do município de Cacoal/RO. 26 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) - Universidade Federal de Rondônia, Cacoal, 2015.
Resumo: procedimentos para as relações entre poder público e sociedade. No entanto, as áreas urbanas são as mais afetadas com a concentração e geração de resíduos, além do crescimento das aglomerações urbanas e o crescimento da população, o que diminui o espaço destinado à disposição dos resíduos gerados. Os resíduos sólidos quando tratados inadequadamente, tornam‐se uma ameaça à saúde pública e ao meio ambiente, pois favorecem os vetores de doenças transmitidas por roedores e insetos. Portanto, o presente trabalho teve como objetivo verificar quais políticas públicas estão sendo implementadas no município de Cacoal, para promover o desenvolvimento ambiental com qualidade de vida para a população. Trata-se de um estudo de caso classificado como exploratório e descritivo, com abordagem qualitativa e estudo de caso. Para coleta de dados, a pesquisa foi dividida em duas etapas sendo que na primeira foi realizada análise documental nos três relatórios quadrimestrais de 2013, que constam no Plano Plurianual - PPA do quadriênio de 2010 a 2013 e os três relatórios quadrimestrais de 2014, que constam no PPA do quadriênio 2014 a 2017, nos meses de abril e maio de 2015. E na segunda etapa foi realizada entrevista com a utilização de roteiro semi-estruturados com o Secretário da Secretaria Municipal de Meio Ambiente - SEMMA e visitas in loco, nos meses de abril e maio de 2015. Os resultados apontam que as políticas públicas implementadas no município de Cacoal/RO apresentaram resultados parcialmente satisfatórios, pois faz-se necessário que a gestão pública municipal faça maiores investimentos em políticas públicas voltadas para a sustentabilidade ambiental do município de Cacoal/RO, principalmente no que tange ao cumprimento da Lei nº 12.305/2010, a qual trata da Política Nacional de Resíduos Sólidos.
Descrição: Trabalho de conclusão de curso apresentado à Fundação Universidade Federal de Rondônia – UNIR – Campus Professor Francisco Gonçalves Quiles, como requisito parcial para a obtenção do grau de Bacharel em Ciências Contábeis. Orientadora: Profa. M.ª Andréia Duarte Aleixo.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/595
Aparece nas coleções:DACC/CAC. Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MARCELA ALVES MEDINA.pdf648,81 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.