Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/817
Título: A importância da prevenção de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais para a capacidade produtiva organizacional
Autor(es): Costa, Lílian Gracynete A. Duarte da
Palavras-chave: Segurança no trabalho
Higiene no trabalho
Produtividade
Data do documento: 2007
Citação: COSTA, Lílian Gracynete A. Duarte da. A importância da prevenção de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais para a capacidade produtiva organizacional. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) - Universidade Federal de Rondônia, Cacoal, 2007.
Resumo: A capacidade produtiva das organizações depende de comprometimento e execução de programas motivacionais voltados para a qualidade de vida dos funcionários, visando à saúde e integridade física na prevenção de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais. O presente artigo objetiva ressaltar a importância da prevenção de acidentes e doenças ocupacionais no ambiente de trabalho, bem como destacar a obrigatoriedade da Legislação quanto à Segurança e Medicina do Trabalho e analisar as possíveis conseqüências causadas na capacidade laborativa do trabalhador. A legislação pertinente às normas de segurança e medicina do trabalho assegura proteção aos trabalhadores através de programas compulsórios, e o mercado automatizado e cada vez mais competitivo, tem exigido ações que vão além de cumprimento de normas, na busca da satisfação do funcionário. Fruto da realização de pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo em três empresas industriais nos de ramos de laticínios, madeireira e laminadora, o presente trabalho revela que as empresas estão cumprindo as normas concernentes à segurança e medicina do trabalho, mas necessitam incrementar essas ações com programas e benefícios que proporcionem melhoria na qualidade de vida. Visto que os mesmos aumentam a motivação dos funcionários, que buscam não somente recompensas monetárias, mas outros benefícios que justifiquem o tempo, responsabilidade e esforço dedicado à empresa.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento Acadêmico de Ciências Contábeis da Fundação Universidade Federal de Rondônia, campus Professor Francisco Gonçalves Quiles, para obtenção do título de Bacharel em Ciências Contábeis. Orientadora: Profa. M.ª Nilza D. A. de Oliveira.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/817
Aparece nas coleções:DACC/CAC. Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Microsoft Word - ACC Lilian Costa.pdf288,05 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador