Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/905
Título: Estudo de adequabilidade do controle interno na empresa Ford Canaã do município de Ji-Paraná - RO
Autor(es): Santos, Solange Cristina Alves dos
Palavras-chave: Controladoria
Setorização
Controle interno
Data do documento: 2009
Citação: SANTOS, Solange Cristina Alves dos. Estudo de adequabilidade do controle interno na empresa Ford Canaã do município de Ji-Paraná - RO. 29 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) - Universidade Federal de Rondônia, Cacoal, 2009.
Resumo: O presente artigo tem objetivo analisar a importância do controle interno como ferramenta de gestão empresarial e de proteção aos ativos, mediante a análise de um caso concreto realizado junto à empresa Ford Canaã, de Ji-Paraná (RO). Na abordagem efetuada, leva-se em consideração que em virtude do desenvolvimento empresarial, a Controladoria e mais especificamente o controle interno, assume um papel de grande relevância na gestão administrativa das empresas de médio porte, haja vista que, com o crescimento, os gestores têm mais dificuldade para manter o controle sobre o patrimônio empresarial. Isto faz com que a administração fique sob a responsabilidade de outras pessoas, nem sempre habilitadas para tal e, consequentemente, estes não administram com eficácia, culminado com o surgimento de lacunas onde podem ocorrer diversos tipos de irregularidades. Mediante a adoção do método dedutivo, a pesquisa foi delineada tendo-se por base uma revisão bibliográfica mediante leitura exploratória e, por conseguinte, efetuou-se levantamento de informações sobre os instrumentos de controle adotados pela empresa objeto de análise, com enfoque nos setores recursos humanos, financeiro e almoxarifado. Para a coleta de dados utilizou-se um formulário semi-estruturado com questões fechadas, além de entrevista com responsáveis pelos setores objeto de estudo. Por fim, as informações obtidas foram analisadas apresentadas de maneira discursiva e após, propostas algumas sugestões de melhorias, uma vez que se constatou que a empresa possui sistema de controle interno inadequado.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento Acadêmico de Ciências Contábeis da Fundação Universidade Federal de Rondônia, campus Professor Francisco Gonçalves Quiles, para obtenção do título de Bacharel em Ciências Contábeis. Orientadora: Profa. Dra. Eleonice de Fátima Dal Magro
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/905
Aparece nas coleções:DACC/CAC. Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo Conclusão de Curso.pdf164,81 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador