Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/930
Título: A DVA como instrumento de valor na responsabilidade social empresarial
Autor(es): Cheregato, Janaina Ribeiro Giaretta
Palavras-chave: Demonstração de Valor Adicionado - DVA
Responsabilidade social
Informação
Data do documento: 2009
Citação: CHEREGATO, Janaina Ribeiro Giaretta. A DVA como instrumento de valor na responsabilidade social empresarial. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) - Universidade Federal de Rondônia, Cacoal, 2009.
Resumo: Esta pesquisa busca apresentar a Responsabilidade Social Empresarial como fator principal para a elaboração e publicação da Demonstração do Valor Adicionado (DVA) da qual está contida em um dos elementos do Balanço Social. Enfoca, inicialmente, a evolução gradativa da Responsabilidade Social nas organizações diante do mundo até a sua chegada ao Brasil, por volta da década de 1960 e suas mudanças na mentalidade humana, principalmente na busca do ser socialmente responsável, até tornar-se uma exigência da própria sociedade, tais como: o bem-estar social e a preservação do meio ambiente. Como uma forma de resposta, a esta busca incessante, surge em alguns países, o Balanço Social até então, publicado de forma voluntária e somente após o surgimento de Leis passou a ser uma obrigatoriedade. Já no Brasil, algumas empresas que publicavam, também, de maneira voluntária tal relatório. Neste contexto, segundo a Lei Federal nº. 11.638 de 28 dezembro de 2007, torna obrigatória a elaboração e a publicação da Demonstração do Valor Adicionado, que conseqüentemente obriga a divulgação do Balanço Social, pois neste encontra-se, por meio de um apêndice a Demonstração do Valor Adicionado. A DVA tem por objetivo demonstrar a riqueza e a distribuição de valores aplicados de cunho social nas entidades, apresentando como a riqueza de uma empresa é gerada e distribuída proporcionalmente aos seus stakeholders. Procura-se, através de análise de dados hipotéticos, destacar a importância do profissional contábil para analisar e elaborar tais relatórios.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento Acadêmico de Ciências Contábeis da Fundação Universidade Federal de Rondônia, campus Professor Francisco Gonçalves Quiles, para obtenção do título de Bacharel em Ciências Contábeis. Orientador: Prof. Esp. Charles Carminati de Lima
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/930
Aparece nas coleções:DACC/CAC. Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ACC_FINAL_JANAINA.pdf272,76 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador